Comments on: Ciência Versus Filosofia ? .././ Porque só o indivíduo tem consciência Sat, 06 Aug 2011 02:00:55 +0000 hourly 1 http://wordpress.org/?v=3.1.3 By: Sergio de Biasi .././comment-page-1/#comment-18720 Sergio de Biasi Thu, 23 Jun 2011 16:00:47 +0000 http://oindividuo.com/?p=7#comment-18720 A natureza nunca perdoa mas também nunca condena. Ela simplesmente é. Quem condena ou perdoa são as consciências humanas, a começar pela nossa, não nada externo a nós. E são precisamente essas que me interessam. Inclusive eu diria que não só isso é um fato como é determinante para como enxergaremos a natureza da nossa responsabilidade moral. Saudações, Sergio A natureza nunca perdoa mas também nunca condena. Ela simplesmente é.

Quem condena ou perdoa são as consciências humanas, a começar pela nossa, não nada externo a nós. E são precisamente essas que me interessam.

Inclusive eu diria que não só isso é um fato como é determinante para como enxergaremos a natureza da nossa responsabilidade moral.

Saudações,
Sergio

]]>
By: Sergio de Biasi .././comment-page-1/#comment-18718 Sergio de Biasi Thu, 23 Jun 2011 15:52:47 +0000 http://oindividuo.com/?p=7#comment-18718 Mas não tem como escapar disso aí exclusivamente com base em "deixar o lado animal pra trás". Sem uma busca arbitrária, injustificável e instintiva de sentido, não resta nada. Concordo que temos que deixar as ilusões e a ignorância sobre nossa própria natureza para trás, mas o maior desafio é mesmo construir um sentido que não seja baseado em ilusões. Saudações, Sergio Mas não tem como escapar disso aí exclusivamente com base em “deixar o lado animal pra trás”. Sem uma busca arbitrária, injustificável e instintiva de sentido, não resta nada. Concordo que temos que deixar as ilusões e a ignorância sobre nossa própria natureza para trás, mas o maior desafio é mesmo construir um sentido que não seja baseado em ilusões.

Saudações,
Sergio

]]>
By: Edmundo Barreiras Ricardo .././comment-page-1/#comment-18714 Edmundo Barreiras Ricardo Thu, 23 Jun 2011 14:38:13 +0000 http://oindividuo.com/?p=7#comment-18714 -----dominar a natureza.Nunca vão conseguir,porque a humanidade é uma parte da própria natureza,e uma parte não pode dominar o toudo. Só os humanos criam as suas próprias ílusões, nas quais acreditam.. Mas como alguém já escreveu,o homem perdoa ás vezes, Deus perdoa sempre,a NATUREZA nunca perdoa... muito obrigado... —–dominar a natureza.Nunca vão conseguir,porque a humanidade é uma
parte da própria natureza,e uma parte não pode dominar o toudo.
Só os humanos criam as suas próprias ílusões, nas quais acreditam..
Mas como alguém já escreveu,o homem perdoa ás vezes, Deus
perdoa sempre,a NATUREZA nunca perdoa…
muito obrigado…

]]>
By: Edmundo Barreiras Ricardo .././comment-page-1/#comment-18711 Edmundo Barreiras Ricardo Thu, 23 Jun 2011 14:05:06 +0000 http://oindividuo.com/?p=7#comment-18711 Oi Sergio, permita que escreva uma METÁFORA. A humanidade comporta-se como um animal selvagem,com medo e em fuga em cima de uma bola gigante.Ele só corre, não ólha para os lados,vai em frente.Tem pressa em chegar mas não sabe onde,tem medo e não sabe de quÊ.Ele não sabe que abola é redonda,e por isso nunca chegará a lado nenhum.Esta METÁFORA é bem o retráto da nossa humanidade..Éla não vai modar,já não temos tempo para isso;A rápida alteração do clima no nosso planeta, não nos deixa tempo para arrepiar caminho.. Os humanos pensavam e pensam que conseguem -------------continua---- Oi Sergio, permita que escreva uma METÁFORA.
A humanidade comporta-se como um animal selvagem,com medo e em fuga
em cima de uma bola gigante.Ele só corre, não ólha para os lados,vai em
frente.Tem pressa em chegar mas não sabe onde,tem medo e não sabe
de quÊ.Ele não sabe que abola é redonda,e por isso nunca chegará a lado
nenhum.Esta METÁFORA é bem o retráto da nossa humanidade..Éla não vai modar,já não temos tempo para isso;A rápida alteração do clima no nosso
planeta, não nos deixa tempo para arrepiar caminho..
Os humanos pensavam e pensam que conseguem ————-continua—-

]]>
By: Sergio de Biasi .././comment-page-1/#comment-18681 Sergio de Biasi Thu, 23 Jun 2011 03:10:01 +0000 http://oindividuo.com/?p=7#comment-18681 Eu não diria que a ciência é "anterior" à filosofia. Inclusive eu diria que se alguém precedeu alguém cronologicamente, foi a filosofia que precedeu a ciência. Mas no começo as duas eram meio indistingüíveis - aliás, inclusive também em grande parte de superstição e de religião. De onde vem essa afirmação de que a ciência seria anterior à filosofia? Saudações, Sergio Eu não diria que a ciência é “anterior” à filosofia. Inclusive eu diria que se alguém precedeu alguém cronologicamente, foi a filosofia que precedeu a ciência. Mas no começo as duas eram meio indistingüíveis – aliás, inclusive também em grande parte de superstição e de religião. De onde vem essa afirmação de que a ciência seria anterior à filosofia?

Saudações,
Sergio

]]>
By: Marcelo Todaro .././comment-page-1/#comment-18666 Marcelo Todaro Wed, 22 Jun 2011 22:03:25 +0000 http://oindividuo.com/?p=7#comment-18666 Eu gostaria que alguém me esclarecesse uma coisa: Como pode a filosofia ser a "mãe da ciência", como se diz muito por aí, se a ciência é anterior à filosofia? Eu gostaria que alguém me esclarecesse uma coisa:

Como pode a filosofia ser a “mãe da ciência”, como se diz muito por aí, se a ciência é anterior à filosofia?

]]>
By: Sergio de Biasi .././comment-page-1/#comment-18337 Sergio de Biasi Fri, 17 Jun 2011 18:40:30 +0000 http://oindividuo.com/?p=7#comment-18337 Isso não é uma "jogada", isso é o que é. Nós de fato não precisamos de religião para nos impingir um senso de moralidade, altruísmo, empatia, justiça, fraternidade e propósito. Tais sentimentos ocorrem naturalmente nas sociedades humanas e espontaneamente na maior parte das pessoas, sem necessidade de qualquer justificativa ou lógica. É a religião sim que se aproveita desses sentimentos inatos para fraudulentamente fazer a jogada de mestre de afirmar que tais sentimentos teriam origem externa a nós e se auto proclamar conhecedora e porta-voz de sua natureza última. Saudações, Sergio Isso não é uma “jogada”, isso é o que é. Nós de fato não precisamos de religião para nos impingir um senso de moralidade, altruísmo, empatia, justiça, fraternidade e propósito. Tais sentimentos ocorrem naturalmente nas sociedades humanas e espontaneamente na maior parte das pessoas, sem necessidade de qualquer justificativa ou lógica. É a religião sim que se aproveita desses sentimentos inatos para fraudulentamente fazer a jogada de mestre de afirmar que tais sentimentos teriam origem externa a nós e se auto proclamar conhecedora e porta-voz de sua natureza última.

Saudações,
Sergio

]]>
By: Sergio de Biasi .././comment-page-1/#comment-18336 Sergio de Biasi Fri, 17 Jun 2011 18:34:17 +0000 http://oindividuo.com/?p=7#comment-18336 Oi Edmundo, A ciência não pode nos "libertar" da nossa irracionalidade; a nossa irracionalidade, precisamente por sê-lo, não precisa de justificativa e nem pode ser refutada através de argumentos. É absolutamente óbvio que não existe nenhum motivo "lógico" para prosseguir vivendo; nós o fazemos porque nos sentimos irracionalmente compelidos a fazê-lo. O que nos leva ao fato de que a questão é ainda mais complexa do que isso. Se nos "libertamos" de tudo o que não é "racional", seja ou não através da ciência, sobrará exatamente o quê? Que motivos teríamos para fazer qualquer coisa? Então me parece que isso de nos "libertarmos" de nossa natureza primata e animal deve ser enxergado com extrema desconfiança, e é um erro achar que tudo em nossa natureza animal negaria a nossa transcendência, ou jogaremos fora o bebê junto com a água do banho. O que temos é que fazer as pazes com o fato de que sem motivações arbitrárias não sobra motivação alguma. Saudações, Sergio Oi Edmundo,

A ciência não pode nos “libertar” da nossa irracionalidade; a nossa irracionalidade, precisamente por sê-lo, não precisa de justificativa e nem pode ser refutada através de argumentos. É absolutamente óbvio que não existe nenhum motivo “lógico” para prosseguir vivendo; nós o fazemos porque nos sentimos irracionalmente compelidos a fazê-lo.

O que nos leva ao fato de que a questão é ainda mais complexa do que isso. Se nos “libertamos” de tudo o que não é “racional”, seja ou não através da ciência, sobrará exatamente o quê? Que motivos teríamos para fazer qualquer coisa? Então me parece que isso de nos “libertarmos” de nossa natureza primata e animal deve ser enxergado com extrema desconfiança, e é um erro achar que tudo em nossa natureza animal negaria a nossa transcendência, ou jogaremos fora o bebê junto com a água do banho. O que temos é que fazer as pazes com o fato de que sem motivações arbitrárias não sobra motivação alguma.

Saudações,
Sergio

]]>
By: T .././comment-page-1/#comment-18281 T Thu, 16 Jun 2011 19:08:27 +0000 http://oindividuo.com/?p=7#comment-18281 ".....dispensa explicação ou justificativa." Eis a jogada de mestre do ateísmo desorientado no pós-modernismo.... “…..dispensa explicação ou justificativa.”

Eis a jogada de mestre do ateísmo desorientado no pós-modernismo….

]]>
By: Edmundo Barreiras Ricardo .././comment-page-1/#comment-18271 Edmundo Barreiras Ricardo Thu, 16 Jun 2011 17:29:10 +0000 http://oindividuo.com/?p=7#comment-18271 ------O nosso cerebro assenta em camadas sucessivas de evolução,que, ao longo da história do ser humano,nos prendem ao passado e nos impedem de nos libertar ,dos medos,das superstições,das crenças,das magias, dos fantásmas,dos sonhos e pesadelos..Hoje a nossa fé está na ciÊncia,ela nos pode aliviar deste passado tenebroso,deste passado triste.. Mas não será fácil .E não sabemos se o nosso futuro não será,aínda piór que o passado...UM ABRÁÇO... ——O nosso cerebro assenta em camadas sucessivas de evolução,que,
ao longo da história do ser humano,nos prendem ao passado e nos
impedem de nos libertar ,dos medos,das superstições,das crenças,das magias,
dos fantásmas,dos sonhos e pesadelos..Hoje a nossa fé está na ciÊncia,ela
nos pode aliviar deste passado tenebroso,deste passado triste..
Mas não será fácil .E não sabemos se o nosso futuro não será,aínda piór
que o passado…UM ABRÁÇO…

]]>
By: Sergio de Biasi .././comment-page-1/#comment-18270 Sergio de Biasi Thu, 16 Jun 2011 17:21:57 +0000 http://oindividuo.com/?p=7#comment-18270 Oi Edmundo, A ciência tem lá suas limitações, mas é possível fazer ciência sim sem se referir em nenhum momento ao "relativo conhecimneto da matéria"... inclusive alguns dos avanços mais significativos da ciência nos últimos 100 anos se deram precisamente na área da lógica formal e do pensamento completamente abstrato sem qualquer referência direta à realidade "material". Quanto ao cérebro humano não conseguir se "libertar" de sua "herança animal", veja, em que consistiria exatamente essa libertação? No momento em que estivermos completamente libertos dos nossos instintos, olharemos para nós mesmos, perceberemos a total e completa futilidade da nossa existência, e não teremos qualquer motivo para fazer o que quer que seja. Assim como os nossos "piores" instintos são animalescos, também os são os nossos "melhores". Se "libertos" de nossa irracionalíssima e em última análise injustificável vontade de sobreviver e prosperar, o que nos restaria? Então eu não vejo a nossa "herança animal" como algo a ser incondicionalmente repudiado. Pelo contrário, eu acho que para caminharmos para uma identidade que possamos perceber como mais existencialmente satisfatória precisamos antes de mais nada fazermos as pazes com a completa arbitrariedade de todos os nossos esforços, e a única forma que eu enxergo de fazer isso é mesmo termos atávicos instintos que dispensem justificativa no sentido de sobreviver, e prosperar, e colaborar. Se alguém precisa ser convencido através da lógica a seguir vivendo, não haverá argumentos que cheguem. No final das contas, a partir do momento em que ganhamos autoconsciência suficiente para apreendermos a completa falta de sentido da nossa existência, a única realidade existencialmente significativa que nos resta são as nossas emoções, é a insufocável vontade de viver que dispensa explicação ou justificativa. Saudações, Sergio Oi Edmundo,

A ciência tem lá suas limitações, mas é possível fazer ciência sim sem se referir em nenhum momento ao “relativo conhecimneto da matéria”… inclusive alguns dos avanços mais significativos da ciência nos últimos 100 anos se deram precisamente na área da lógica formal e do pensamento completamente abstrato sem qualquer referência direta à realidade “material”.

Quanto ao cérebro humano não conseguir se “libertar” de sua “herança animal”, veja, em que consistiria exatamente essa libertação? No momento em que estivermos completamente libertos dos nossos instintos, olharemos para nós mesmos, perceberemos a total e completa futilidade da nossa existência, e não teremos qualquer motivo para fazer o que quer que seja. Assim como os nossos “piores” instintos são animalescos, também os são os nossos “melhores”. Se “libertos” de nossa irracionalíssima e em última análise injustificável vontade de sobreviver e prosperar, o que nos restaria? Então eu não vejo a nossa “herança animal” como algo a ser incondicionalmente repudiado. Pelo contrário, eu acho que para caminharmos para uma identidade que possamos perceber como mais existencialmente satisfatória precisamos antes de mais nada fazermos as pazes com a completa arbitrariedade de todos os nossos esforços, e a única forma que eu enxergo de fazer isso é mesmo termos atávicos instintos que dispensem justificativa no sentido de sobreviver, e prosperar, e colaborar. Se alguém precisa ser convencido através da lógica a seguir vivendo, não haverá argumentos que cheguem. No final das contas, a partir do momento em que ganhamos autoconsciência suficiente para apreendermos a completa falta de sentido da nossa existência, a única realidade existencialmente significativa que nos resta são as nossas emoções, é a insufocável vontade de viver que dispensa explicação ou justificativa.

Saudações,
Sergio

]]>
By: Edmundo Barreiras Ricardo .././comment-page-1/#comment-18269 Edmundo Barreiras Ricardo Thu, 16 Jun 2011 16:47:35 +0000 http://oindividuo.com/?p=7#comment-18269 Ólá,parabens pelo excelente texto.eu de filosofia sou um zero.E em ciêcia sou igual..Mas como escreveu,Joseph Brodsky...Se existe uma verdade sobre o mundo,ela é certamente não-humana,,. Se o universo não tem principio nem fim não sabemos .Se há matéria em que o tempo não tem qualquer influÊncia nas suas propriedades fisicas e quimicas, tambem não sabemos..A ciÊncia só consegue avançar tendo por base um relativo conhecimento da matéria.. O cerebro humano não se consegue libertar da sua herança animal,do seu terrivel passado--------------------continua-------- Ólá,parabens pelo excelente texto.eu de filosofia sou um zero.E em ciêcia sou
igual..Mas como escreveu,Joseph Brodsky…Se existe uma verdade sobre o
mundo,ela é certamente não-humana,,.
Se o universo não tem principio nem fim não sabemos .Se há matéria em que
o tempo não tem qualquer influÊncia nas suas propriedades fisicas e quimicas,
tambem não sabemos..A ciÊncia só consegue avançar tendo por base um
relativo conhecimento da matéria..
O cerebro humano não se consegue libertar da sua herança animal,do seu
terrivel passado——————–continua——–

]]>
By: Sergio de Biasi .././comment-page-1/#comment-16153 Sergio de Biasi Tue, 17 May 2011 12:55:04 +0000 http://oindividuo.com/?p=7#comment-16153 Se o comentário é de que a física, ao avançar, não contribuiria para a metafísica, eu acho que não é precisa ir muito longe analisando a história da ciência para verificar que exatamente o oposto ocorre repetidamente... Saudações, Sergio Se o comentário é de que a física, ao avançar, não contribuiria para a metafísica, eu acho que não é precisa ir muito longe analisando a história da ciência para verificar que exatamente o oposto ocorre repetidamente…

Saudações,
Sergio

]]>
By: Matheus .././comment-page-1/#comment-16133 Matheus Mon, 16 May 2011 23:57:22 +0000 http://oindividuo.com/?p=7#comment-16133 desde que não envolva metafísica, tudo bem. desde que não envolva metafísica, tudo bem.

]]>
By: Breve Relato De Um Atentado À Inteligência « O Indivíduo .././comment-page-1/#comment-1015 Breve Relato De Um Atentado À Inteligência « O Indivíduo Fri, 18 Sep 2009 08:45:45 +0000 http://oindividuo.com/?p=7#comment-1015 [...] Sérgio escreveu um ensaio defendendo um estreitamento dos laços entre ciência e filosofia; o José Roberto fez um artigo [...] [...] Sérgio escreveu um ensaio defendendo um estreitamento dos laços entre ciência e filosofia; o José Roberto fez um artigo [...]

]]>
By: O Indivíduo » Blog Archive » Breve relato de um atentado à inteligência .././comment-page-1/#comment-3 O Indivíduo » Blog Archive » Breve relato de um atentado à inteligência Sat, 18 Nov 2006 20:47:28 +0000 http://oindividuo.com/?p=7#comment-3 [...] O Sérgio escreveu um ensaio defendendo um estreitamento dos laços entre ciência e filosofia; o José Roberto fez um artigo sobre três projetos de lei da deputada Marta Suplicy; eu fiz um artigo sobre Canudos, que questionava o posicionamento ideológico que nubla a mente dos nossos historiadores; e o Pedro trouxe um artigo humorístico ao estilo Agamenon Mendes Pedreira (3), um poema lírico-intimista e um ensaio sobre a Semana de Consciência Negra realizada na PUC algumas semanas antes do jornal. [...] [...] O Sérgio escreveu um ensaio defendendo um estreitamento dos laços entre ciência e filosofia; o José Roberto fez um artigo sobre três projetos de lei da deputada Marta Suplicy; eu fiz um artigo sobre Canudos, que questionava o posicionamento ideológico que nubla a mente dos nossos historiadores; e o Pedro trouxe um artigo humorístico ao estilo Agamenon Mendes Pedreira (3), um poema lírico-intimista e um ensaio sobre a Semana de Consciência Negra realizada na PUC algumas semanas antes do jornal. [...]

]]>
By: Ciência versus filosofia? - O Indivíduo .././comment-page-1/#comment-2 Ciência versus filosofia? - O Indivíduo Wed, 19 Nov 1997 16:00:59 +0000 http://oindividuo.com/?p=7#comment-2 [...] .././ [...] [...] .././ [...]

]]>