Ganhar o Mundo e Perder a Alma

July 15th, 1999 by Sergio de Biasi

Temos assistido recentemente a alguns dos maiores espetáculos de falta de consideração às necessidades e sentimentos de outras pessoas que já se viu na história da humanidade. Aos olhos das pessoas de bom caráter, alguns desses episódios são tão grotescos que a mente por vezes se recusa a aceitar o óbvio : eles não se importam. É tudo tão inconcebível que quem não conhece o mal de longa data fica tentado a buscar alguma explicação maravilhosa que conserte o que não tem conserto, que justifique o que não tem justificativa. E ao final, para muitos, diante de uma abjeta cortina de fumaça moral atirada vigorosamente em todas as direções, o verdadeiro significado de certas ações fica oculto, desapercebido, impronunciado, mesmo que pressentido.

O que eu tenho a lhes dizer é : não se enganem! Uma das artimanhas mais traiçoeiras de que o mal se utiliza é perverter nossas virtudes, vilipendiá-las, distorcê-las até servirem ao mal; dessa forma, a integridade moral é inflada até virar arrogância, o amor até virar luxúria, a indignação até virar ira, e, sim, até mesmo o perdão, até virar cumplicidade. É preciso ter os olhos muito bem abertos; é preciso saber escolher o momento de ser brilhante e o de ser humilde, o de ser apaixonado e o de ser asceta, o de ser forte e o de ser tolerante!

O mal estará constantemente nos seduzindo para que levemos longe demais o nosso julgamento. Tentará persuadir o misericordioso a ser tolerante com o intolerável e o justo a ser implacável até a crueldade. Novamente, lhes digo : não se enganem! A integridade tem um preço, que por vezes é altíssimo em termos terrenos, mas que não é pago sem motivo.

“Daquele momento em diante, Jesus começou a revelar a seus discípulos como ele deveria ir até Jerusalém, e sofrer muitas coisas com os anciãos e os sumos sacerdotes e escribas, e ser morto e retornar ao terceiro dia.

Então, Pedro veio até ele, e começou a contestá-lo, dizendo, Que nada disso ocorra convosco, Senhor, isso não deverá ser feito convosco.

Mas ele se virou, e disse para Pedro, Desapareça da minha frente, Satã, és uma ofensa a mim; pois dás valor não às coisas que são de Deus, mas àquelas que são dos homens.

Então Jesus disse a seus discípulos, Se qualquer homem procurar por mim, que esteja pronto para negar a si mesmo, tomar sua cruz, e me seguir.

Pois quem quer que esteja preocupado em salvar sua própria vida irá perdê-la; e quem quer que esteja disposto a perdê-la por mim irá encontrá-la.

Pois o que terá um homem lucrado, se houver ganho o mundo inteiro, e perder sua própria alma? Ou o que deverá um homem dar em troca de sua alma?”

(Mateus, 16)

Leave a Reply