Comments on: A Tristeza Do Homem Sublime .././ Porque só o indivíduo tem consciência Sat, 06 Aug 2011 02:00:55 +0000 hourly 1 http://wordpress.org/?v=3.1.3 By: Sergio de Biasi .././comment-page-1/#comment-2149 Sergio de Biasi Thu, 24 Dec 2009 17:34:05 +0000 ../../../../.././?p=1646#comment-2149 Oi Claudio, A interpretação do tipo "ah, se o sujeito está reclamando deve ser porque não está dentro do esquema" era uma das possíveis, claro. Mas eu acho que a crítica do Pedro foi mais na direção de "bolas, que autoridade moral tem um sujeito para julgar os outros?". Crítica que eu completamente rejeito, mas que de fato vai, como você disse, na direção de questionar as motivações sem sequer se referir ao conteúdo. Saudações, Sergio Oi Claudio,

A interpretação do tipo “ah, se o sujeito está reclamando deve ser porque não está dentro do esquema” era uma das possíveis, claro. Mas eu acho que a crítica do Pedro foi mais na direção de “bolas, que autoridade moral tem um sujeito para julgar os outros?”. Crítica que eu completamente rejeito, mas que de fato vai, como você disse, na direção de questionar as motivações sem sequer se referir ao conteúdo.

Saudações,
Sergio

]]>
By: Sergio de Biasi .././comment-page-1/#comment-2148 Sergio de Biasi Thu, 24 Dec 2009 16:38:05 +0000 ../../../../.././?p=1646#comment-2148 Valeu. :-) Sergio Valeu. :-)
Sergio

]]>
By: Sergio de Biasi .././comment-page-1/#comment-2146 Sergio de Biasi Thu, 24 Dec 2009 16:13:15 +0000 ../../../../.././?p=1646#comment-2146 Obrigado. :-) Sergio Obrigado. :-)
Sergio

]]>
By: André .././comment-page-1/#comment-2142 André Thu, 24 Dec 2009 13:12:42 +0000 ../../../../.././?p=1646#comment-2142 Bela performance. Bela performance.

]]>
By: Filipe .././comment-page-1/#comment-2138 Filipe Wed, 23 Dec 2009 22:18:23 +0000 ../../../../.././?p=1646#comment-2138 Ótimas versões! ;-) Ótimas versões! ;-)

]]>
By: Claudio .././comment-page-1/#comment-2136 Claudio Wed, 23 Dec 2009 18:42:14 +0000 ../../../../.././?p=1646#comment-2136 A interpretação era inevitável. É como o cara que reclama da corrupção e alguém diz que ele só reclama porque não está se dando bem. Não posso dizer se vocÊ escreveu como vítima ou como um favorecido pelo "sistema." Aliás, discutir intenções por trás do que está escrito é muito freudiano pra mim. Note que não é nada diferente do que fazem contra os liberais: "você defende a diminuição de impostos porque não se importa com os pobres que são atendidos pelos programas governamentais." É uma falácia argumentativa manjada. Mas muito eficiente. A interpretação era inevitável. É como o cara que reclama da corrupção e alguém diz que ele só reclama porque não está se dando bem. Não posso dizer se vocÊ escreveu como vítima ou como um favorecido pelo “sistema.” Aliás, discutir intenções por trás do que está escrito é muito freudiano pra mim. Note que não é nada diferente do que fazem contra os liberais: “você defende a diminuição de impostos porque não se importa com os pobres que são atendidos pelos programas governamentais.” É uma falácia argumentativa manjada. Mas muito eficiente.

]]>
By: Sergio de Biasi .././comment-page-1/#comment-2134 Sergio de Biasi Wed, 23 Dec 2009 12:23:17 +0000 ../../../../.././?p=1646#comment-2134 Oi Claudio, O Pedro, sujeito criativo que é, aparentemente não se sentiu preso pelas amarras do texto literal. :-) Mas falando um pouco mais sério, uma parte da questão "enuviante" ao olhos dele me parece a de terem sido colocadas as relações entre homens e mulheres num contexto tão, digamos, antropológico. Mas bolas, somos um bando de macacos vestidos mais do que gostaríamos de admitir. Negá-lo não nos trará mais insight ou transcendência, aliás tendo a achar que pelo contrário. Outra questão levantada, tanto quanto eu consiga perceber, é dizer que olhar para tudo isso e se colocar como ao lado e à parte de todo esse fenômeno é forçar a barra. Mas aí não me parece que eu tenha feito isso. Se por um lado de fato não me considero "homem médio", por outro tenho que lidar essas questões, inclusive vindas de mim mesmo, como todo mundo. Finalmente, me parece que uma outra questão de alguma forma colocada foi quanto à legitimidade de alguém que enfrenta as dificuldades inerentes à condição humana se colocar como "vítima". Mas novamente, não me parece que tenha sido esse o tom do texto. A situação que descrevo, frustrante que seja, não nos torna todos uns bando de vítimas, nem eu em particular me sinto ou me coloco como tal. O que não significa que eu <i>goste</i> de que a situação seja frustrante como eu a descrevo; mas nem toda situação frustrante nos torna vítimas. E mesmo quando legitimamente somos (que não é o caso), podemos ficar sentados choramingando ou podemos fazer algo sobre o assunto. Enfim, como eu disse quando você comentou que alguns iriam possivelmente interpretar o texto original como uma choramingação : depende do leitor. :-) Saudações, Sergio Oi Claudio,

O Pedro, sujeito criativo que é, aparentemente não se sentiu preso pelas amarras do texto literal. :-)

Mas falando um pouco mais sério, uma parte da questão “enuviante” ao olhos dele me parece a de terem sido colocadas as relações entre homens e mulheres num contexto tão, digamos, antropológico. Mas bolas, somos um bando de macacos vestidos mais do que gostaríamos de admitir. Negá-lo não nos trará mais insight ou transcendência, aliás tendo a achar que pelo contrário.

Outra questão levantada, tanto quanto eu consiga perceber, é dizer que olhar para tudo isso e se colocar como ao lado e à parte de todo esse fenômeno é forçar a barra. Mas aí não me parece que eu tenha feito isso. Se por um lado de fato não me considero “homem médio”, por outro tenho que lidar essas questões, inclusive vindas de mim mesmo, como todo mundo.

Finalmente, me parece que uma outra questão de alguma forma colocada foi quanto à legitimidade de alguém que enfrenta as dificuldades inerentes à condição humana se colocar como “vítima”. Mas novamente, não me parece que tenha sido esse o tom do texto. A situação que descrevo, frustrante que seja, não nos torna todos uns bando de vítimas, nem eu em particular me sinto ou me coloco como tal. O que não significa que eu goste de que a situação seja frustrante como eu a descrevo; mas nem toda situação frustrante nos torna vítimas. E mesmo quando legitimamente somos (que não é o caso), podemos ficar sentados choramingando ou podemos fazer algo sobre o assunto.

Enfim, como eu disse quando você comentou que alguns iriam possivelmente interpretar o texto original como uma choramingação : depende do leitor. :-)

Saudações,
Sergio

]]>
By: Claudio .././comment-page-1/#comment-2133 Claudio Wed, 23 Dec 2009 09:05:53 +0000 ../../../../.././?p=1646#comment-2133 Putz, falhei miseravelmente em ver qualquer proposta de "Bolsa-Amor do Ministério da Saúde” no texto. Como o Pedro te conhece, talvez ele tenha visto algo nas entrelinhas, you pervert! Eu, por outro lado, tive que me ater ao que estava escrito :-). Putz, falhei miseravelmente em ver qualquer proposta de “Bolsa-Amor do Ministério da Saúde” no texto. Como o Pedro te conhece, talvez ele tenha visto algo nas entrelinhas, you pervert!

Eu, por outro lado, tive que me ater ao que estava escrito :-).

]]>
By: A Tristeza Do Homem Sublime « O Indivíduo .././comment-page-1/#comment-2131 A Tristeza Do Homem Sublime « O Indivíduo Wed, 23 Dec 2009 00:13:42 +0000 ../../../../.././?p=1646#comment-2131 [...] .././ [...] [...] .././ [...]

]]>