Comments on: Auto-estima, Compromisso, Mudança .././ Porque só o indivíduo tem consciência Sat, 06 Aug 2011 02:00:55 +0000 hourly 1 http://wordpress.org/?v=3.1.3 By: Sergio de Biasi .././comment-page-1/#comment-11681 Sergio de Biasi Sat, 05 Mar 2011 02:11:39 +0000 ../../../../.././?p=2210#comment-11681 Oi Sandra, Legal saber que o texto bateu! Fico porém inevitavelmente curioso de saber se a luz enxergada foi sobre você mesma ou sobre outrem. :-) Saudações, Sergio Oi Sandra,

Legal saber que o texto bateu!

Fico porém inevitavelmente curioso de saber se a luz enxergada foi sobre você mesma ou sobre outrem. :-)

Saudações,
Sergio

]]>
By: Sandra .././comment-page-1/#comment-10726 Sandra Mon, 14 Feb 2011 00:40:37 +0000 ../../../../.././?p=2210#comment-10726 Olá.apenas quero dizer que vi luz depois de ler este texto.obrigada:) x Olá.apenas quero dizer que vi luz depois de ler este texto.obrigada:) x

]]>
By: Sergio de Biasi .././comment-page-1/#comment-6670 Sergio de Biasi Wed, 22 Sep 2010 08:38:42 +0000 ../../../../.././?p=2210#comment-6670 Oi Carla, Olha, eu não sei se tenho uma receita genérica para defender... Aliás um ponto importante do texto era exatamente no sentido de que não interessa o que você faça, talvez não exista como contornar ou resolver certas questões sem que a outra pessoa tome ela mesma certas decisões sérias. Mas como lidar com isso dependerá demais do tipo de relação do qual você está falando, entre outras coisas. Eu sugiro *não* fazer certas coisas, e a principal delas é essa mesma - não achar que será possível resolver a questão somente com iniciativas do seu lado. É preciso estar comprometido, claro, mas sem o outro se engajar também, não existe comprometimento do mundo que seja suficiente. O outro fechar-se em "ninguém me ama e eu vou interpretar qualquer coisa que você diga e faça de forma defensiva e hostil" é uma atitude que inviabiliza uma relação afetiva saudável, e se a outra pessoa não estiver disposta a lutar para sair disso - mesmo que seja para não perdê-la ou com a sua ajuda e apoio - então fica complexo. Saudações, Sergio Oi Carla,

Olha, eu não sei se tenho uma receita genérica para defender… Aliás um ponto importante do texto era exatamente no sentido de que não interessa o que você faça, talvez não exista como contornar ou resolver certas questões sem que a outra pessoa tome ela mesma certas decisões sérias. Mas como lidar com isso dependerá demais do tipo de relação do qual você está falando, entre outras coisas. Eu sugiro *não* fazer certas coisas, e a principal delas é essa mesma – não achar que será possível resolver a questão somente com iniciativas do seu lado. É preciso estar comprometido, claro, mas sem o outro se engajar também, não existe comprometimento do mundo que seja suficiente. O outro fechar-se em “ninguém me ama e eu vou interpretar qualquer coisa que você diga e faça de forma defensiva e hostil” é uma atitude que inviabiliza uma relação afetiva saudável, e se a outra pessoa não estiver disposta a lutar para sair disso – mesmo que seja para não perdê-la ou com a sua ajuda e apoio – então fica complexo.

Saudações,
Sergio

]]>
By: Carla .././comment-page-1/#comment-6664 Carla Wed, 22 Sep 2010 02:10:05 +0000 ../../../../.././?p=2210#comment-6664 Qual a melhor forma de se lidar afetivamente com uma pessoa que possui baixa auto-estima ? Qual a melhor forma de se lidar afetivamente com uma pessoa que possui baixa auto-estima ?

]]>
By: Sergio de Biasi .././comment-page-1/#comment-6371 Sergio de Biasi Fri, 10 Sep 2010 13:00:52 +0000 ../../../../.././?p=2210#comment-6371 Valeu! Saudações, Sergio Valeu!

Saudações,
Sergio

]]>
By: Sergio de Biasi .././comment-page-1/#comment-6370 Sergio de Biasi Fri, 10 Sep 2010 13:00:04 +0000 ../../../../.././?p=2210#comment-6370 Er, de fato não sonho. Eu concretamente digo : é falta de tempo, excesso de trabalho, etc. Se dependesse só da minha vontade eu escreveria beeeem mais. Saudações, Sergio Er, de fato não sonho. Eu concretamente digo : é falta de tempo, excesso de trabalho, etc.

Se dependesse só da minha vontade eu escreveria beeeem mais.

Saudações,
Sergio

]]>
By: Eduardo Rodrigues .././comment-page-1/#comment-6311 Eduardo Rodrigues Thu, 09 Sep 2010 06:54:03 +0000 ../../../../.././?p=2210#comment-6311 ótimo texto! ótimo texto!

]]>
By: Passaróloga .././comment-page-1/#comment-6309 Passaróloga Thu, 09 Sep 2010 01:24:50 +0000 ../../../../.././?p=2210#comment-6309 Por que parou de postar? (E não sonhe em dizer que é por falta de tempo, excesso de trabalho etc.) Por que parou de postar? (E não sonhe em dizer que é por falta de tempo, excesso de trabalho etc.)

]]>
By: Sergio de Biasi .././comment-page-1/#comment-6084 Sergio de Biasi Wed, 01 Sep 2010 00:47:59 +0000 ../../../../.././?p=2210#comment-6084 Oi Leo, muito legal ter você por aqui, e saber que você gostou do texto! Sua opinião literária conta em dobro hehe. :-) Grande abraço! Oi Leo, muito legal ter você por aqui, e saber que você gostou do texto! Sua opinião literária conta em dobro hehe. :-) Grande abraço!

]]>
By: Leonardo Villa-Forte .././comment-page-1/#comment-6074 Leonardo Villa-Forte Tue, 31 Aug 2010 18:23:35 +0000 ../../../../.././?p=2210#comment-6074 Sergio, gostei muito do seu texto, não sabia que você andava escrevendo sobre esses assuntos gerais no fundo tão particulares, nem sabia da história do Indivíduo e suas idas e vindas. Seu texto é muito interessante, vou ler os outros também. Um abraço. Sergio, gostei muito do seu texto, não sabia que você andava escrevendo sobre esses assuntos gerais no fundo tão particulares, nem sabia da história do Indivíduo e suas idas e vindas. Seu texto é muito interessante, vou ler os outros também. Um abraço.

]]>
By: Sergio de Biasi .././comment-page-1/#comment-5995 Sergio de Biasi Mon, 23 Aug 2010 20:11:16 +0000 ../../../../.././?p=2210#comment-5995 Oi Filipe, Sim, concordo! Inclusive, expandindo seu ponto, em particular é muito característico em quem tem baixa auto-estima apresentar uma dificuldade *enorme*, patológica, desfigurante em assumir plena responsabilidade pelas próprias ações e escolhas. Isso é um efeito colateral de uma percepção distorcida da realidade na qual não vê a si mesmo como um agente ativo e autônomo e sim como um joguete no palco das circunstâncias (e das ações alheias). Então qualquer coisa que aconteça, ora, "não é minha culpa", porque afinal de contas, como poderia ser, se eu só uma vítima indefesa e impotente, continuamente oprimida?? A realidade porém é que <a href="http://www.spectacle.org/0802/hogan.html" rel="nofollow">até mesmo quando seja o caso de concretamente haver opressão</a>, agir como se suas decisões não fossem responsabilidade sua é bullshit. Saudações, Sergio Oi Filipe,

Sim, concordo!

Inclusive, expandindo seu ponto, em particular é muito característico em quem tem baixa auto-estima apresentar uma dificuldade *enorme*, patológica, desfigurante em assumir plena responsabilidade pelas próprias ações e escolhas. Isso é um efeito colateral de uma percepção distorcida da realidade na qual não vê a si mesmo como um agente ativo e autônomo e sim como um joguete no palco das circunstâncias (e das ações alheias). Então qualquer coisa que aconteça, ora, “não é minha culpa”, porque afinal de contas, como poderia ser, se eu só uma vítima indefesa e impotente, continuamente oprimida?? A realidade porém é que até mesmo quando seja o caso de concretamente haver opressão, agir como se suas decisões não fossem responsabilidade sua é bullshit.

Saudações,
Sergio

]]>
By: Filipe .././comment-page-1/#comment-5992 Filipe Mon, 23 Aug 2010 19:05:13 +0000 ../../../../.././?p=2210#comment-5992 Olá Sergio, Apenas para complementar sua tese: a imagem daquele que tem baixa auto-estima é inferir em seus atos e atitudes certo menosprezo para com os outros, justamente porque visualiza nestes a aceitabilidade que a ele não é devida. Isso ocorre, imagino, pela tendência genérica de um elogio, por exemplo, servir como amparo à continuidade, ao tempo que ao indivíduo de baixa auto-estima o elogio é justamente um resquício, daquele que elogia, de uma inveja escodida e que na surdina anseia sua destruição total. Assim é que a tudo e a todos são gerados os conceitos basilares da desconfiança patológica, que nada mais é que a patologia da inveja mascarada no menosprezo por meio da desconfiança. Basta relembrar que o indivíduo que desconfia continuamente, ao tempo em que preserva em si o caráter da resignação social, é o mesmo que quando se vê forçado a elogiar age dissimuladamente como uma "resposta" a público, que sempre lhe tratou supostamente pelas vias da dissimulação. Essa atitude é, ao todo, sua justificativa e sua consolação, tendo em vista que age de tal forma somente porque os "outros" o tratam assim. Abçs, Filipe Olá Sergio,

Apenas para complementar sua tese: a imagem daquele que tem baixa auto-estima é inferir em seus atos e atitudes certo menosprezo para com os outros, justamente porque visualiza nestes a aceitabilidade que a ele não é devida. Isso ocorre, imagino, pela tendência genérica de um elogio, por exemplo, servir como amparo à continuidade, ao tempo que ao indivíduo de baixa auto-estima o elogio é justamente um resquício, daquele que elogia, de uma inveja escodida e que na surdina anseia sua destruição total. Assim é que a tudo e a todos são gerados os conceitos basilares da desconfiança patológica, que nada mais é que a patologia da inveja mascarada no menosprezo por meio da desconfiança.

Basta relembrar que o indivíduo que desconfia continuamente, ao tempo em que preserva em si o caráter da resignação social, é o mesmo que quando se vê forçado a elogiar age dissimuladamente como uma “resposta” a público, que sempre lhe tratou supostamente pelas vias da dissimulação. Essa atitude é, ao todo, sua justificativa e sua consolação, tendo em vista que age de tal forma somente porque os “outros” o tratam assim.

Abçs,

Filipe

]]>
By: Adam .././comment-page-1/#comment-5954 Adam Fri, 20 Aug 2010 14:16:55 +0000 ../../../../.././?p=2210#comment-5954 Entendo... O primeiro parágrafo é bem fatalista, mas compreendi melhor com o seu comentário. Obrigado pela atenção :) Entendo… O primeiro parágrafo é bem fatalista, mas compreendi melhor com o seu comentário. Obrigado pela atenção :)

]]>
By: Sergio de Biasi .././comment-page-1/#comment-5942 Sergio de Biasi Fri, 20 Aug 2010 02:22:00 +0000 ../../../../.././?p=2210#comment-5942 Oi Ana, Eu nem citei essas questões ainda mais negativas, mas sim, elas tendem a vir quase inevitavelmente. Quem cronicamente não tem auto-estima tende a ficar não apenas frustrado mas muito mais do que isso, furioso, pessoalmente afrontado com o sucesso dos outros. Encaram qualquer mérito alheio como chamando a atenção para suas próprias deficiências e tendem a ser destrutivamente, corrosivamente competitivos. Beijos, Sergio Oi Ana,

Eu nem citei essas questões ainda mais negativas, mas sim, elas tendem a vir quase inevitavelmente. Quem cronicamente não tem auto-estima tende a ficar não apenas frustrado mas muito mais do que isso, furioso, pessoalmente afrontado com o sucesso dos outros. Encaram qualquer mérito alheio como chamando a atenção para suas próprias deficiências e tendem a ser destrutivamente, corrosivamente competitivos.

Beijos,
Sergio

]]>
By: Ana Beatriz .././comment-page-1/#comment-5941 Ana Beatriz Fri, 20 Aug 2010 00:22:08 +0000 ../../../../.././?p=2210#comment-5941 Oi Sergio, sim, sim, sim, as pessoas mais fortes são mais generosas, e não as mais fracas. Pessoas mais saudáveis e com boa auto-estima costumam se doar mais pois não vivem com medo de serem anuladas, ao passo que pessoas com auto-estima baixa têm sempre medo de que suas personalidades fracas se dissolvam caso elas cedam em algo, precisando sempre se auto-afirmar em altos brados. Mas realmente acho que, se a pessoa quer de fato melhorar, isso não é assim tão impossível de mudar - ao contrário de outras características como as outras que você mencionou, que embora possa ser desenvolvidas, talvez sejam mesmo inatas, sei lá - e se essa questão for mesmo um bicho de sete cabeças, procurar uma terapia seria uma boa saída. O problema é que é muito mais confortável para algumas dessas pessoas ficar tentando acabar com a auto-estima dos que as circundam para se sentirem melhor - e aí já entra um problema de caráter. Beijos, Ana Oi Sergio,

sim, sim, sim, as pessoas mais fortes são mais generosas, e não as mais fracas. Pessoas mais saudáveis e com boa auto-estima costumam se doar mais pois não vivem com medo de serem anuladas, ao passo que pessoas com auto-estima baixa têm sempre medo de que suas personalidades fracas se dissolvam caso elas cedam em algo, precisando sempre se auto-afirmar em altos brados. Mas realmente acho que, se a pessoa quer de fato melhorar, isso não é assim tão impossível de mudar – ao contrário de outras características como as outras que você mencionou, que embora possa ser desenvolvidas, talvez sejam mesmo inatas, sei lá – e se essa questão for mesmo um bicho de sete cabeças, procurar uma terapia seria uma boa saída. O problema é que é muito mais confortável para algumas dessas pessoas ficar tentando acabar com a auto-estima dos que as circundam para se sentirem melhor – e aí já entra um problema de caráter.

Beijos,
Ana

]]>
By: Sergio de Biasi .././comment-page-1/#comment-5937 Sergio de Biasi Thu, 19 Aug 2010 18:45:16 +0000 ../../../../.././?p=2210#comment-5937 Adam, A taxatividade do primeiro parágrafo de fato está intensa. :-) Mas isso é em grande parte para sublinhar que baixa auto-estima é um problema que quase sempre tem muito mais a ver com a percepção da realidade, temperamento e atitude do que com circunstâncias reais. E também para ressaltar que se para algumas pessoas entrar em contato com sua auto-estima é como você colocou um problema que se resolve até com facilidade, para outras é como que uma barreira enlouquecedoramente intransponível. Para algumas pessoas, não interessa o que ocorra, não interessa quantas conquistas, evidências ou aprovação recebam, elas sempre estarão suspeitando - não, tendo certeza! - de que sejam um lixo absurdo, que todos em volta estão internamente rindo da sua cara, e - mais perversamente de tudo - que receber aprovação de alguém não significa uma correção de sua percepção como lixo e sim uma correção do julgamento sobre a outra pessoa (que só pode estar mentindo, enganada, delirando, ou ser ainda mais lixo). A existência de pessoas assim pode surpreender quem não tem esssas questões, e levar a investimentos imensos em direções fadadas a não dar em nada, ou aliás muito pior do que nada. Então é um alerta que é bom ter em mente - por vezes não estará em nossas mãos. Saudações, Sergio Adam,

A taxatividade do primeiro parágrafo de fato está intensa. :-) Mas isso é em grande parte para sublinhar que baixa auto-estima é um problema que quase sempre tem muito mais a ver com a percepção da realidade, temperamento e atitude do que com circunstâncias reais. E também para ressaltar que se para algumas pessoas entrar em contato com sua auto-estima é como você colocou um problema que se resolve até com facilidade, para outras é como que uma barreira enlouquecedoramente intransponível.

Para algumas pessoas, não interessa o que ocorra, não interessa quantas conquistas, evidências ou aprovação recebam, elas sempre estarão suspeitando – não, tendo certeza! – de que sejam um lixo absurdo, que todos em volta estão internamente rindo da sua cara, e – mais perversamente de tudo – que receber aprovação de alguém não significa uma correção de sua percepção como lixo e sim uma correção do julgamento sobre a outra pessoa (que só pode estar mentindo, enganada, delirando, ou ser ainda mais lixo). A existência de pessoas assim pode surpreender quem não tem esssas questões, e levar a investimentos imensos em direções fadadas a não dar em nada, ou aliás muito pior do que nada. Então é um alerta que é bom ter em mente – por vezes não estará em nossas mãos.

Saudações,
Sergio

]]>
By: Adam .././comment-page-1/#comment-5935 Adam Thu, 19 Aug 2010 13:41:49 +0000 ../../../../.././?p=2210#comment-5935 Rapaz, duas postagens em uma! Nada mau... De resto, só discordo da taxatividade do primeiro parágrafo. Afinal, as pessoas evoluem, e acho que baixa auto-estima é um dos problemas pessoais mais fáceis de resolver... Mas, claro, essa é uma questão meio que marginal em relação ao texto. De resto, concordo. Até! Rapaz, duas postagens em uma! Nada mau…

De resto, só discordo da taxatividade do primeiro parágrafo. Afinal, as pessoas evoluem, e acho que baixa auto-estima é um dos problemas pessoais mais fáceis de resolver… Mas, claro, essa é uma questão meio que marginal em relação ao texto. De resto, concordo.

Até!

]]>