Comments on: Desconstruindo O Poder Masculino .././ Porque só o indivíduo tem consciência Sat, 06 Aug 2011 02:00:55 +0000 hourly 1 http://wordpress.org/?v=3.1.3 By: Sergio de Biasi .././comment-page-1/#comment-20910 Sergio de Biasi Tue, 02 Aug 2011 00:07:43 +0000 ../../../../.././?p=2396#comment-20910 Bem, da família da sociedade, dos amigos - tudo isso é verdade. Meu ponto é que não é um sexo contra o outro e sim o meio social tentando forçar o indivíduo - de ambos os sexos - a se adequar na base da marretada a papéis caricaturais predefinidos. Concordo com você que esse negócio de todo mundo trabalhar o tempo todo e não haver investimento não apenas nos filhos, mas tambem na vida pessoal, no casamento, no crescimento pessoal - tudo isso é perverso. É preciso haver mais equilíbrio. É preciso que ambos o homem e a mulher consigam ter carreiras na medida do que seja economicamente necessário e profissionalmente recompensador sem que isso faça com que se tornem estranhos para suas próprias famílias. Isso é brutalizante tanto para mulheres quanto para homens. Saudações, Sergio Bem, da família da sociedade, dos amigos – tudo isso é verdade. Meu ponto é que não é um sexo contra o outro e sim o meio social tentando forçar o indivíduo – de ambos os sexos – a se adequar na base da marretada a papéis caricaturais predefinidos.

Concordo com você que esse negócio de todo mundo trabalhar o tempo todo e não haver investimento não apenas nos filhos, mas tambem na vida pessoal, no casamento, no crescimento pessoal – tudo isso é perverso. É preciso haver mais equilíbrio. É preciso que ambos o homem e a mulher consigam ter carreiras na medida do que seja economicamente necessário e profissionalmente recompensador sem que isso faça com que se tornem estranhos para suas próprias famílias. Isso é brutalizante tanto para mulheres quanto para homens.

Saudações,
Sergio

]]>
By: Liliana .././comment-page-1/#comment-20905 Liliana Mon, 01 Aug 2011 22:04:48 +0000 ../../../../.././?p=2396#comment-20905 Muitas dessas imposições são mais da família do que da sociedade. Ai do filho que chegue para o pai e diga que quer ser bailarino, por exemplo. Homem que é homem não gosta de ballet, diz o pai. Muitas mulheres trabalham por imposição dos pais e não por vontade própria. Ambos os pais trabalhando muito. E quem cuida dos filhos? A creche, a babá, os avós, a escola? Não vejo isso com bons olhos. Muitas dessas imposições são mais da família do que da sociedade. Ai do filho que chegue para o pai e diga que quer ser bailarino, por exemplo. Homem que é homem não gosta de ballet, diz o pai.

Muitas mulheres trabalham por imposição dos pais e não por vontade própria.

Ambos os pais trabalhando muito. E quem cuida dos filhos? A creche, a babá, os avós, a escola? Não vejo isso com bons olhos.

]]>
By: Sergio de Biasi .././comment-page-1/#comment-20899 Sergio de Biasi Mon, 01 Aug 2011 20:50:03 +0000 ../../../../.././?p=2396#comment-20899 Que a sociedade freqüentemente espera coisas absurdas das mulheres eu concordo sem hesitar. Mas isso já vem sendo repetidamente ressaltado abundantamente pelas mais variadas fontes. O que eu acho que por vezes fica insuficientemente considerado é que o papel do homem não se torna por causa disso automaticamente um passeio no parque, aliás muito antes pelo contrário. E veja, "sucesso profissional" é algo que a mulher em grande parte *escolhe* ter, é um estresse em grande parte auto-imposto. Não é o caso em geral que se espere que a mulher seja patologicamente bem sucedida profissionalmente, ou que um homem só aceite se casar com uma mulher que seja tão bem sucedida que ele possa escolher trabalhar ou não. Essa por outro lado é mais ou menos a condição default da mulher. Sim, qualquer um que fuja do papel que se espera dele sofrerá um tratamento desagradável da sociedade. Concordo. Meu ponto é precisamente que isso vale também para os homens. E mais, que eles estão em atualmente - pelo menos nas sociedades ocidentais - atrás das mulheres em questionar o quanto isso é opressivo. Saudações, Sergio Que a sociedade freqüentemente espera coisas absurdas das mulheres eu concordo sem hesitar. Mas isso já vem sendo repetidamente ressaltado abundantamente pelas mais variadas fontes. O que eu acho que por vezes fica insuficientemente considerado é que o papel do homem não se torna por causa disso automaticamente um passeio no parque, aliás muito antes pelo contrário. E veja, “sucesso profissional” é algo que a mulher em grande parte *escolhe* ter, é um estresse em grande parte auto-imposto. Não é o caso em geral que se espere que a mulher seja patologicamente bem sucedida profissionalmente, ou que um homem só aceite se casar com uma mulher que seja tão bem sucedida que ele possa escolher trabalhar ou não. Essa por outro lado é mais ou menos a condição default da mulher. Sim, qualquer um que fuja do papel que se espera dele sofrerá um tratamento desagradável da sociedade. Concordo. Meu ponto é precisamente que isso vale também para os homens. E mais, que eles estão em atualmente – pelo menos nas sociedades ocidentais – atrás das mulheres em questionar o quanto isso é opressivo.

Saudações,
Sergio

]]>
By: Liliana .././comment-page-1/#comment-20897 Liliana Mon, 01 Aug 2011 20:28:45 +0000 ../../../../.././?p=2396#comment-20897 Não se esqueça de que hoje em dia esta opressão vale para a mulher também. Talvez até pior. Além de sucesso profissional, trabalhar pra caramba, tem que ser linda, magra, bronzeada, sem celulite e estrias, sem rugas, cabelo liso ao extremo e sem fios brancos, sarada e ainda cuidar da casa e dos filhos. Em 24 h dá para fazer tudo? E ai daquela que diga que não quer ter filhos / marido para ter sucesso profissional. Qualquer um que fuja do papel que se espera dele é criticado. Seja lá quem for. Não se esqueça de que hoje em dia esta opressão vale para a mulher também. Talvez até pior. Além de sucesso profissional, trabalhar pra caramba, tem que ser linda, magra, bronzeada, sem celulite e estrias, sem rugas, cabelo liso ao extremo e sem fios brancos, sarada e ainda cuidar da casa e dos filhos. Em 24 h dá para fazer tudo? E ai daquela que diga que não quer ter filhos / marido para ter sucesso profissional.

Qualquer um que fuja do papel que se espera dele é criticado. Seja lá quem for.

]]>