Comments on: Experimentos na Arte da Diferenciação : O Jornal O Indivíduo e o Conflito da PUC .././ Porque só o indivíduo tem consciência Sat, 06 Aug 2011 02:00:55 +0000 hourly 1 http://wordpress.org/?v=3.1.3 By: Sergio de Biasi .././comment-page-1/#comment-1322 Sergio de Biasi Tue, 20 Oct 2009 06:59:44 +0000 ../../../../.././?p=1368#comment-1322 Bem, eu não diria que o jornal sozinho desencadeou o Imbecil Coletivo II, mas no final das contas acabou ocupando uma grande parte dele. O Olavo já tinha algumas coisas para dizer e o episódio todo ilustrou claramente algumas coisas que ele de fato vinha defendendo mas as quais ficam muito mais fortes quando ocorrem de forma tão concreta. Eu mesmo fiquei surpresíssimo com o quanto a nossa liberdade de expressão foi tão facilmente descartada como irrelevante por diversos grupos, desde alunos até jornalistas e ativistas políticos, passando pela reitora da PUC. Alias, o grau de pura e simples DESONESTIDADE com que o caso foi tratado por uma parte dessas pessoas também me impressionou. Uma coisa é ter uma reação histérica - é ruim mas não é intrinsecamente desonesto. Outra é em querendo estrategicamente limitar tanto quanto possível a aceitação de certas idéias e sabendo plenamente quais elas realmente são, escolher (ao invés de apresentar uma crítica sincera e aberta) apresentar uma descrição absurda e caricatural para buscar desincentivar ao máximo que sejam sequer conhecidas. Mas voltando ao Olavo, ele de fato foi um dos que mais vocalmente saiu em nossa defesa, PORÉM parecendo achar que nosso dever era largarmos tudo para sermos mártires da causa de salvar o país da revolução gramsciana. Isso (e eventualmente um número crescente de outras atitudes e posições) acabou criando uma situação de conflito na qual ficou impossível para mim pessoalmente me sentir realmente lutando pelas mesmas coisas que o Olavo, mesmo concordando com várias das idéias que ele defende (embora cada vez menos com como). Saudações, Sergio Bem, eu não diria que o jornal sozinho desencadeou o Imbecil Coletivo II, mas no final das contas acabou ocupando uma grande parte dele. O Olavo já tinha algumas coisas para dizer e o episódio todo ilustrou claramente algumas coisas que ele de fato vinha defendendo mas as quais ficam muito mais fortes quando ocorrem de forma tão concreta. Eu mesmo fiquei surpresíssimo com o quanto a nossa liberdade de expressão foi tão facilmente descartada como irrelevante por diversos grupos, desde alunos até jornalistas e ativistas políticos, passando pela reitora da PUC.

Alias, o grau de pura e simples DESONESTIDADE com que o caso foi tratado por uma parte dessas pessoas também me impressionou. Uma coisa é ter uma reação histérica – é ruim mas não é intrinsecamente desonesto. Outra é em querendo estrategicamente limitar tanto quanto possível a aceitação de certas idéias e sabendo plenamente quais elas realmente são, escolher (ao invés de apresentar uma crítica sincera e aberta) apresentar uma descrição absurda e caricatural para buscar desincentivar ao máximo que sejam sequer conhecidas.

Mas voltando ao Olavo, ele de fato foi um dos que mais vocalmente saiu em nossa defesa, PORÉM parecendo achar que nosso dever era largarmos tudo para sermos mártires da causa de salvar o país da revolução gramsciana. Isso (e eventualmente um número crescente de outras atitudes e posições) acabou criando uma situação de conflito na qual ficou impossível para mim pessoalmente me sentir realmente lutando pelas mesmas coisas que o Olavo, mesmo concordando com várias das idéias que ele defende (embora cada vez menos com como).

Saudações,
Sergio

]]>
By: bebeto_mayaa .././comment-page-1/#comment-1293 bebeto_mayaa Sun, 18 Oct 2009 02:07:23 +0000 ../../../../.././?p=1368#comment-1293 Este jornal não desencadeou o "Imbecil Coletivo II- Os filhos da PUC" do Olavo de Carvalho?...Ou ele é persona non grata e por isso não foi citado no texto. Este jornal não desencadeou o “Imbecil Coletivo II- Os filhos da PUC” do Olavo de Carvalho?…Ou ele é persona non grata e por isso não foi citado no texto.

]]>
By: Da C.I.A. .././comment-page-1/#comment-1136 Da C.I.A. Fri, 25 Sep 2009 11:17:48 +0000 ../../../../.././?p=1368#comment-1136 Eu me penalizo muito por naquele tempo não ter acompanhado esta belíssima e estranha saga. Tinha apenas 16 anos e também não poderia estar muito por dentro por ser de Guarujá, mas é dos fatos que eu com certeza teria guardado recortes de jornal ( Mania que cultivava até bem pouco tempo atrás ) Eu me penalizo muito por naquele tempo não ter acompanhado esta belíssima e estranha saga. Tinha apenas 16 anos e também não poderia estar muito por dentro por ser de Guarujá, mas é dos fatos que eu com certeza teria guardado recortes de jornal ( Mania que cultivava até bem pouco tempo atrás )

]]>
By: Experimentos na Arte da Diferenciação : O Jornal O Indivíduo e o Conflito da PUC - O Indivíduo .././comment-page-1/#comment-1101 Experimentos na Arte da Diferenciação : O Jornal O Indivíduo e o Conflito da PUC - O Indivíduo Tue, 22 Sep 2009 09:59:44 +0000 ../../../../.././?p=1368#comment-1101 [...] ../.././experimentos-na-arte-da-diferenciacao-o-jornal-o-individuo-e-o-... [...] [...] ../.././experimentos-na-arte-da-diferenciacao-o-jornal-o-individuo-e-o-... [...]

]]>