Comments on: Liberdades Teóricas .././ Porque só o indivíduo tem consciência Sat, 06 Aug 2011 02:00:55 +0000 hourly 1 http://wordpress.org/?v=3.1.3 By: Sergio de Biasi .././comment-page-1/#comment-3228 Sergio de Biasi Mon, 22 Feb 2010 07:06:48 +0000 ../../../../.././?p=1797#comment-3228 Eu não tenho certeza de que a frustrante raridade de opiniões próprias e independentes seja apenas ou mesmo primodialmente conseqüência de falta de inteligência. Eu acho que existe também aí uma questão psicológica e emocional fortíssima, derivada dentre outros fatores de pressões sociais, de incapacidade de introspecção, de insegurança, de problemas com a própria identidade... aí o que a maior parte das pessoas acaba fazendo mesmo é usar opiniões prêt-a-porter, como uma camiseta comprada na liquidação. Os mais chiques usam opiniões de grife. :-) Saudações, Sergio Eu não tenho certeza de que a frustrante raridade de opiniões próprias e independentes seja apenas ou mesmo primodialmente conseqüência de falta de inteligência. Eu acho que existe também aí uma questão psicológica e emocional fortíssima, derivada dentre outros fatores de pressões sociais, de incapacidade de introspecção, de insegurança, de problemas com a própria identidade… aí o que a maior parte das pessoas acaba fazendo mesmo é usar opiniões prêt-a-porter, como uma camiseta comprada na liquidação. Os mais chiques usam opiniões de grife. :-)

Saudações,
Sergio

]]>
By: Luciano, o cientista .././comment-page-1/#comment-3223 Luciano, o cientista Mon, 22 Feb 2010 01:42:30 +0000 ../../../../.././?p=1797#comment-3223 Em suma, estamos proibidos nem mais de dizer a verdade mas, antes, de sermos honestos e sinceros. Embora vivamos a mais maldita de todas as eras confrontadas pela humanidade aproveitável --- a era da opinião, esta mesma opinião precisa ser permitida para ser validada ou vice-versa. Só não me perguntem por quem. É um método fantástico de domínio pois une megalíticas facilidade e eficácia: parece ser uma tendência natural humana "ter" e expressar opiniões e, ao mesmo tempo e como uma luva para a estratégia, muito mais de 99% dos humanos não tem inteligência suficiente para ter opiniões próprias. Mas a mentira não auxilia ninguém, nem mesmo a vítima da verdade. Em suma, estamos proibidos nem mais de dizer a verdade mas, antes, de sermos honestos e sinceros.
Embora vivamos a mais maldita de todas as eras confrontadas pela humanidade aproveitável — a era da opinião, esta mesma opinião precisa ser permitida para ser validada ou vice-versa. Só não me perguntem por quem. É um método fantástico de domínio pois une megalíticas facilidade e eficácia: parece ser uma tendência natural humana “ter” e expressar opiniões e, ao mesmo tempo e como uma luva para a estratégia, muito mais de 99% dos humanos não tem inteligência suficiente para ter opiniões próprias.
Mas a mentira não auxilia ninguém, nem mesmo a vítima da verdade.

]]>
By: larissa .././comment-page-1/#comment-2832 larissa Thu, 28 Jan 2010 17:55:07 +0000 ../../../../.././?p=1797#comment-2832 massa essa historia massa essa historia

]]>
By: Sergio de Biasi .././comment-page-1/#comment-2422 Sergio de Biasi Mon, 11 Jan 2010 21:46:25 +0000 ../../../../.././?p=1797#comment-2422 Pois é, sua experiência na escola é a de muitos outros cujo único crime foi ser iconoclasta. Eu achei relevante mencionar, inclusive porque no mais das vezes, é como você descreve : "A repressão seguia em frente enquanto nós fomos silenciados, e ninguém ficou nem sabendo do caso." Eu me lembro de quando eu estava na escola um amigo meu uma vez escreveu com giz no quadro negro após a aula algo nas linhas de : "Não se iludam, isto aqui é uma prisão!". Pois bem, um inspetor viu aquilo, chamou o coordenador para ver, foram catar quem tinha escrito, enfim, no final além de ter que ouvir sermões cujo conteúdo era "isso aqui *não* é uma prisão, nós prezamos profundamente a sua liberdade" (!) o meu amigo foi suspenso (!) por três dias. A ironia (ou esquizofrenia mesmo) aparentemente lhes escapou. Infelizmente esse tipo de reação absolutamente surreal freqüentemente evolui para a norma em sistemas nos quais não existe uma preocupação explícita e deliberada em preservar certas liberdades. Exemplo canônico : experimente tentar dizer publicamente que não existe liberdade de expressão em sendo cidadão cubano ou chinês e estando fisicamente presente em solo pátrio... Saudações, Sergio Pois é, sua experiência na escola é a de muitos outros cujo único crime foi ser iconoclasta. Eu achei relevante mencionar, inclusive porque no mais das vezes, é como você descreve : “A repressão seguia em frente enquanto nós fomos silenciados, e ninguém ficou nem sabendo do caso.”

Eu me lembro de quando eu estava na escola um amigo meu uma vez escreveu com giz no quadro negro após a aula algo nas linhas de : “Não se iludam, isto aqui é uma prisão!”. Pois bem, um inspetor viu aquilo, chamou o coordenador para ver, foram catar quem tinha escrito, enfim, no final além de ter que ouvir sermões cujo conteúdo era “isso aqui *não* é uma prisão, nós prezamos profundamente a sua liberdade” (!) o meu amigo foi suspenso (!) por três dias. A ironia (ou esquizofrenia mesmo) aparentemente lhes escapou.

Infelizmente esse tipo de reação absolutamente surreal freqüentemente evolui para a norma em sistemas nos quais não existe uma preocupação explícita e deliberada em preservar certas liberdades.

Exemplo canônico : experimente tentar dizer publicamente que não existe liberdade de expressão em sendo cidadão cubano ou chinês e estando fisicamente presente em solo pátrio…

Saudações,
Sergio

]]>
By: Tuza .././comment-page-1/#comment-2420 Tuza Mon, 11 Jan 2010 20:51:31 +0000 ../../../../.././?p=1797#comment-2420 Muito bom e atual o seu blog, Sérgio. Admito que fiquei surpreso com a sua referência ao meu relato de adolescência, principalmente porque você analisa o fenômeno com muito mais sofisticação conceitual, o que confere uma dimensão analítica ampla a fenômenos do dia-a-dia. Continuarei lendo o seu "Indivíduo". Um abraço, então! Muito bom e atual o seu blog, Sérgio. Admito que fiquei surpreso com a sua referência ao meu relato de adolescência, principalmente porque você analisa o fenômeno com muito mais sofisticação conceitual, o que confere uma dimensão analítica ampla a fenômenos do dia-a-dia.
Continuarei lendo o seu “Indivíduo”. Um abraço, então!

]]>
By: Liberdade Teóricas « O Indivíduo .././comment-page-1/#comment-2419 Liberdade Teóricas « O Indivíduo Mon, 11 Jan 2010 20:25:14 +0000 ../../../../.././?p=1797#comment-2419 [...] .././ [...] [...] .././ [...]

]]>