Pássaros Na Neve

January 14th, 2010 by Sergio de Biasi

Alguém sabe que pássaros são esses?

Aparentemente nem todos os pássaros vão passar o inverno longe. Quero dizer, zoologicamente desinformado que sou, eu entretinha a noção de que os pássaros em geral, dotados de habilidades locomotoras superiores ao mamífero médio, faziam as malas e iam para a Flórida em situações nas quais um pedaço de gelo depositado na calçada lá permanece intacto por semanas.

Porém, aparentemente, não são todos os pássaros que fazem isso (a não ser que estes sejam pássaros canadenses em trânsito por New Jersey). Suponho que seja uma prerrogativa de nossos primos endotérmicos. Mas seu comportamento é muito engraçado no frio. Por algum motivo, especialmente esses aí, ficam completamente parados, especialmente se estiver ventando. Aliás, você já viu um pombo com frio? Eu nunca tinha visto até observar um numa calçada em Nova York todo encolhido numa calçada.

Enfim, em um outro dia que não o da foto acima, eu estava parando meu carro num estacionamento vazio e havia uma grande quantidade desses pássaros aí em cima, só que ao contrário desses aí eles estavam espalhados por uma vasta área a grande distância um dos outros e estaticamente olhando para o infinito. Havia pouco movimento e estava tudo silencioso, a cena era surreal. Quando eu vim com o carro, eles não se mexeram, então eu parei. Então repentinamente todos eles voaram… e pousaram junto do meu carro. Foi bizarro, parecia uma cena de “Os Pássaros“. Eu não entendi nada. Depois fiquei pensando e cogitei que possivelmente junto ao meu carro estava mais quentinho. Nem sei se isso faz sentido, mas não consegui imaginar nada melhor.

9 Responses to “Pássaros Na Neve”

  1. Ana Beatriz says:

    Que bichinhos fofos! Você tem que colocar uma foto de esquilos também.

    • Bem, ao contrário dos pássaros, os esquilos ficam correndo sem parar de um lado para o outro, então é difícil tirar boas fotos deles. Por outro lado, eu de fato já fiz um post especificamente sobre eles, que você pode encontrar aqui. :-)

  2. Fabiano Figueiredo says:

    Adorei esses pássaros. Quanto aos que você estranhou, devem ter sido atraídos por algo no seu carro.

    • Pois é, mas o quê? A melhor explicação em que consegui pensar foi mesmo a temperatura do carro; eles podem ter voado pra perto dele para se esquentarem. Estava bastante frio naquele dia. Não sei se isso faz sentido, mas não consegui pensar em nada muito melhor. :-)

      Saudações,
      Sergio

  3. [...] Porque só o indivíduo tem consciência « Pássaros Na Neve [...]

  4. marcos says:

    Ornitólogos, que são uns chatos, dizem que esses bichos não são pássaros, são aves. Pássaros são pequenas aves que pertencem à ordem dos passeriformes. tenho amigos ornitólogos, vou perguntar para eles, mas acho que não são gaivotas.

Leave a Reply