Breve Relato De Um Atentado À Inteligência

September 18th, 2009 by Sergio de Biasi

Evidentemente seria preferível que o Álvaro estivesse aqui para falar por si mesmo, mas em sua ausência, reproduzo abaixo o texto que ele escreveu em 1998 descrevendo os rocambolescos eventos que se sucederam à distribuição do número zero de “O Indivíduo” na PUC-Rio em 19 de novembro de 1997.

BREVE RELATO DE UM ATENTADO À INTELIGÊNCIA

Publicado em 05 de janeiro de 1998 por Alvaro Velloso

Texto de palestra proferida em Porto Alegre, 05/01/98

Caros senhores, a julgar pelo noticiário dos últimos dois meses da imprensa carioca, este rapaz que se encontra agora à sua frente é um perigoso fomentador do ódio, um perseguidor das minorias oprimidas, uma grave ameaça ao Estado democrático. Parece descabido, ou até mesmo absurdo? Concordo. Mas vejamos os fatos.

Sérgio Coutinho de Biasi, Pedro Sette Câmara e José Roberto de Barros são três amigos meus, que estudavam comigo na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Conversávamos muito, os quatro, sobre uma estranha homogeneidade do discurso imperante na universidade. A doutrinação “politicamente correta” parecia ter penetrado a fundo no meio em que estávamos e isso nos parecia preocupante, por razões que exporei mais à frente.

Tanto falamos – nesse e em diversos outros assuntos de filosofia, ciência, poesia, etc. – que resolvemos publicar nossas opiniões. Fizemos um jornal chamado “O Indivíduo”.

E aí vem a primeira pergunta: por que o título?

Em primeiro lugar, devo esclarecer que não se trata de defender o individualismo egocêntrico. Infelizmente, a maioria das pessoas vê o mundo segundo as categorias mais infantis e acha que se falamos em indivíduos é porque somos individualistas e se falamos em coletividades somos altruístas.

Na verdade, a nossa idéia é semelhante à expressa no seguinte trecho de Ortega y Gasset (1):

Nadie puede vivirme mi vida; tengo yo por mi propria y exclusiva cuenta que írmela viviendo, sorbiendo sus alborozos, apurando sus amarguras, aguentando sus dolores, hirviendo en sus entusiasmos.

Ora, cabe ao próprio ser humano a responsabilidade por todos os seus atos, inclusive os atos de consciência. Quando dizemos que a juventude ‘pensa’ de determinado jeito, estamos usando uma metáfora, pois quem pensa é cada jovem, individualmente, não a coletividade. Quem deve se responsabilizar pelo que estou dizendo agora sou eu, não a juventude. Se eu dissesse que falo em nome da juventude, estaria falando em sentido figurado, pois em última análise só posso falar por mim mesmo (2). O todo social não tem consciência, nem responsabilidade moral. A consciência surge no próprio indivíduo, da unidade do corpo biológico.

Por isso falamos em indivíduos: é muito vago falar “para a juventude”, “para a classe social”, “para a comunidade acadêmica”. Falamos, sim, para cada um em particular, conclamando cada membro das coletividades a examinar a própria consciência, a fim de questionar as idéias a que tem aderido. Trata-se de um diálogo de consciência a consciência, entre seres humanos que se reconhecem como portadores de conhecimentos pelos quais têm de se responsabilizar não perante o consenso acadêmico ou perante a juventude, mas perante a própria consciência. Perante aquele fundo insubornável de que falava Ortega y Gasset, onde o homem admite para si mesmo, entre quatro paredes, o que não tem coragem de admitir em público.

O nosso convite é para um exame dessa natureza. Para um questionamento daquilo que é dado como certo e inquestionável pela mídia e pela intelligentzia.

Claro que não se trata de individualismo, mas muito pelo contrário: como querer montar uma coletividade verdadeira se não respeitamos a individualidade de cada um? Como querer falar em coletividades que pensam por si só, como se os indivíduos que as compõem não fossem o mais importante? É só do entrecruzamento de consciências, do emaranhado de vidas psíquicas diversas, que pode surgir a coletividade verdadeira.

O individualismo egocêntrico reduz cada indivíduo a uma entidade auto-suficiente sem maior interesse para o resto do mundo. Não é disso que estamos falando. Estamos falando contra o coletivismo inquisitorial, que pretende que todos sigam uma determinada idéia como se ela fosse um dogma inquestionável. Estamos falando contra a adesão irracional a uma idéia sem o devido exame. Somos, enfim, contra o espírito de rebanho de que falava Nietzsche, tendência natural do ser humano. Não queremos tratar com gado: queremos tratar com indivíduos conscientes.

Que não se tome essa “consciência” no sentido político. Não falamos de indivíduos conscientes da mesma forma que falam as esquerdas. Não se trata de conscientizar ninguém da sua condição social ou coisas desse tipo, mas de levar cada um a admitir para si mesmo aquilo que sabe, a analisar as idéias que diz professar à luz do próprio eu, ou do fundo insubornável de que falei acima.

Mas voltemos aos fatos. Com essa linha editorial, francamente avessa a ideologias e ações políticas, o jornal foi sendo elaborado. Cada um de nós escreveu um artigo sobre o tema que lhe conviesse.

O Sérgio escreveu um ensaio defendendo um estreitamento dos laços entre ciência e filosofia; o José Roberto fez um artigo sobre três projetos de lei da deputada Marta Suplicy; eu fiz um artigo sobre Canudos, que questionava o posicionamento ideológico que nubla a mente dos nossos historiadores; e o Pedro trouxe um artigo humorístico ao estilo Agamenon Mendes Pedreira (3), um poema lírico-intimista e um ensaio sobre a Semana de Consciência Negra realizada na PUC algumas semanas antes do jornal.

Não vi nada de perigoso ou estranho em nenhum dos textos, concordando em geral com suas opiniões, com algumas ressalvas ao texto do Sérgio, que me parece excessivamente cientificista, e outras ao do José Roberto, que apresenta argumentos neo-darwinistas. Apesar das ressalvas, não sugeri qualquer mudança. Não me agrada a idéia de mexer em textos alheios, até pela minha própria defesa da individualidade. O nome do jornal não era “O Indivíduo”? Então, que se respeitasse a individualidade de cada um. Eu jamais me arrogaria o papel de censor.

Mesmo assim, ao ser lançado, o jornal causou escândalo. Muitos pareciam se sentir no direito de se arrogar esse papel…

Duas horas depois do início da distribuição do jornal, no dia 19 de novembro, fomos cercados por mais de cinqüenta pessoas que berravam, enfurecidos: NAZISTAS! FASCISTAS!

Todos negavam o nosso direito de fazer um texto humorístico sobre o movimento artístico de alguns alunos da PUC, a “Cambralha”. Todos diziam que o texto sobre a consciência negra era racista. Chegaram a querer colocar contra nós os seguranças da PUC, que são negros, dizendo para eles que defendíamos a raça pura e o extermínio dos negros. Ainda bem que os seguranças não lhes deram ouvidos, pois foi só graças à ação deles que saímos de lá vivos.

Fomos levados a um representante da vice-reitoria comunitária. Ele fez uma leitura dinâmica do jornal, supervisionada por dois representantes da Cambralha, circulou com pilot fluorescente o editorial, os artigos do Pedro e o artigo do José Roberto. Na capa do jornal escreveu: Recomendo Apreensão.

Dito e feito. Alguns minutos depois a segurança tinha ordens expressas de recolher todos os exemplares de “O Indivíduo”. Enquanto isso, a multidão que berrava contra nós e ameaçava queimar os jornais junto com nossos corpos crescia.

O raciocínio é simples: se um sujeito ameaça te matar, isso é uma bobagem. Agora, se um sujeito armado ameaça te matar, é bom você começar a se preocupar. Assim era a situação: o grupo enraivecido de cem alunos ameaçando matar três. (4)

Num determinado momento, um sujeito cuspiu no rosto do Sérgio. Um pouco mais tarde, duas meninas cuspiram no rosto do Pedro, além de outra pessoa lhe ter acertado um soco no rosto, quando ele estava entrando no táxi para sair da PUC. Vale lembrar que essa saída se deu por caminhos tortuosos, pois os seguranças dividavam da possibilidade de nos manter vivos se continuássemos lá dentro. Saímos eu e o Sérgio num táxi e o Pedro em outro, pois tinha se separado de nós para fazer uma prova.

Pouco antes de irmos embora, eu e o Sérgio fomos chamados para uma conversa com o vice-reitor comunitário. Ele estava visivelmente irritado, confessou que não tinha lido o jornal e saiu-se com a seguinte pérola:

— Parece que vocês falaram mal da semana de consciência negra e isso não pega bem, né? Além disso, estamos numa universidade católica…

Nesse momento quem se irritou fui eu, um sujeito normalmente calmo. Respondi que os católicos éramos nós e não aquela turba que saía pela PUC berrando palavras de ordem marxistas. Nesse momento exato, estavam todos reunidos fazendo para nós a saudação nazista.

O vice-reitor não me respondeu e negou veementemente qualquer possibilidade de termos uma audiência com o reitor:

— Ele está analisando o jornal e vocês serão avisados de qualquer providência administrativa a ser tomada contra vocês.

Depois dessa, só nos restava mesmo tomar um táxi.

Aí é que a história começa na imprensa. Enviei o material para o IEE, pois me disseram que ele seria distribuídos aos senhores. Não sei se isso aconteceu, logo, aí vai um breve resumo:

Quem logo assumiu a nossa defesa foi o professor Olavo de Carvalho, cujo seminário de filosofia eu e o Pedro freqüentamos. Ele logo preparou um artigo e enviou a “O Globo” e à “Folha de S. Paulo”. A resposta do diretor de redação do Globo:

— Ah, é aquele jornalzinho nazista?

Já a “Folha” publicou uma nota do Olavo na sua edição de domingo daquela semana, relatando o caso como perseguição à liberdade de expressão.

Acontece que, antes disso, na quinta-feira, dia 20, o “Jornal do Brasil” publicou uma notinha que falava em ‘cenas de racismo na PUC-Rio’. No dia seguinte, o assunto ganhava chamada na primeira página do JB e uma matéria em que o reitor da PUC dizia o seguinte:

O jornal mostra um individualismo absoluto e um desprezo pelo coletivo, a começar pelo nome. As posições são reflexo do individualismo de hoje, onde o ser humano perde o sentido de solidariedade.

É difícil descrever o meu espanto.

O vice-reitor dizia, na mesma matéria, que a melhor resposta a nós foi “o próprio repúdio dos colegas”.

Mas não foi tudo: no dia seguinte, a reitoria anunciava, no mesmo JB, que ia nos punir:

As vice-reitorias Acadêmica e Comunitária tomarão as medidas necessárias para que tais fatos não se repitam e para que os autores sejam responsabilizados por sua conduta.

Mas não, isso não foi uma declaração a um jornal. Isso é um trecho de uma carta distribuída via correio a toda a comunidade da PUC, na qual o reitor dizia coisas como:

Os redatores se apresentam como campeões do individualismo e atacam tudo que lhes desagrada. Não quero negar a legítima liberdade de expressão e o pluralismo de opiniões. Porém, não posso concordar com o individualismo que ignora a solidariedade humana e o sentido cristão de fraternidade. Além disso, é completamente inadmissível que, com argumentos falaciosos, se veicule o ódio, o desprezo e a injúria direta contra os que pensam ou agem de modo diferente dos autores do panfleto.

Notaram a contradição? Notaram que ele fala em liberdade de expressão e logo depois nega que nós possamos exercer a nossa? Mais adiante, ele nos acusava de ter ultrapassado as fronteiras do delitivo – em português claro, de cometer um crime. Tanta burrice, tanto fanatismo, tanta incompreensão, tanta malícia no reitor de uma das principais universidades do Rio de Janeiro? As coisas andam mal na educação desse país.

Mas voltando à imprensa: no domingo, dia 23/11, o JB, por algum milagre, resolveu respeitar nosso direito de resposta e publicou uma reportagem do repórter Renato Lemos que mostrava, com fidelidade, a nossa posição, além de publicar o artigo do Olavo que havia sido enviado ao Globo no início da confusão.

As coisas estavam em suspenso, até que o articulista Elio Gaspari publicou um artigo, no Globo e na Folha de S. Paulo, em que defendia o nosso direito à liberdade de expressão, ainda que de forma tímida, aproveitando ainda para recordar um caso ocorrido com comunistas expulsos da PUC em 1962.

Esse artigo deu início a uma nova série de reportagens: uma no Globo, em que a repórter distorceu o sentido das frases do Pedro e entrevistou um advogado que estava preparando – só agora! – um manifesto a favor dos comunistas de 62 e dizia categoricamente (sem ter lido O Indivíduo): “esses meninos são racistas mesmo”. Outra, curtinha, na Folha de S. Paulo, em que a repórter relatava com fidelidade os fatos. E uma na Veja-Rio que era um amontoado de absurdos : dizia, entre outras coisas, que o Sérgio tinha escrito uma carta à reitoria se desculpando pelos excessos do jornal e ainda tinha uma declaração de um frei pedindo direito de resposta contra nós. É uma piada: direito de resposta contra um jornaleco de 400 exemplares de distribuição interna na PUC, por um frei que uma semana antes escrevera um artigo enorme na página de Opinião do JB nos esculhambando, com argumentos falaciosos. Enviamos ao JB uma resposta ao artigo do frei, mas quem disse que eles publicaram? Como também não publicaram a carta do escritor Antonio Fernando Borges nos apoiando; como O Globo não publicou a carta do roteirista Leopoldo Serran também nos apoiando.

Mas um detalhe saltou aos olhos: na matéria do Globo, o reitor declarava que a nossa falha não era assim tão grave. Quer dizer, de forma muito canalha, com muita timidez, declarou que estava errado. Afinal, não posso imaginar que o reitor ache que o crime de racismo não é uma falha grave… Só que a acusação foi espalhada para toda a comunidade, mas o desmentido ficou escondido numa declaração no jornal.

Surgiu um alento com o artigo do escritor Carlos Heitor Cony, na Folha de S. Paulo, classificando de ‘prepotente’ a ação do reitor. Na segunda-feira, 01/12, o filósofo e embaixador J. O. de Meira Penna publicava um artigo no Jornal da Tarde também nos apoiando. Uma semana depois, o maior jurista vivo do país, dr. Miguel Reale, também publicava um artigo de apoio a nós no Jornal da Tarde.

Quadro animador? Não. Fomos entrevistados, eu e o Pedro, para o Jornal do Brasil, por um sujeito chamado Cláudio Cordovil. Embora confessasse, durante a entrevista, não estar entendendo nossas declarações e não conhecer nenhum dos autores que citávamos, esse sujeito não hesitou em publicar uma reportagem de página inteira, no suplemento cultural de domingo, 14/12, com o título “A extrema-direita faz escola na PUC”. Não fez isso sozinho: estava acompanhado de um psicanalista, um cientista político e um “filósofo”. A quantidade de besteiras contidas nessa matéria está além do meu poder de síntese e podem ser verificadas na mesma. Olavo de Carvalho elaborou uma resposta, explicitando uma por uma, que acabou sendo publicada no JB do outro domingo, 21/12.

Mas o espírito totalitário (e a vontade de nos crucificar) do JB não podia deixar por menos: na segunda-feira, 22/12, junto com uma carta do Sérgio, saía um artigo do Cordovil dizendo que ‘as maiores revelações sobre o complô na PUC ainda estavam nas fitas, não tinham sido publicadas’, o que foi a coisa mais espantosa que já vi nos jornais: um repórter confessando, no próprio jornal em que escreve, ter sonegado informações. O artigo trazia acusações a nós e ao Olavo.

Na terça, 23/12, saíam as respostas do psicanalista, Joel Birman, e do cientista político, Luís Eduardo Soares, além de uma carta do Pedro. Novas acusações, novas injúrias, novas baboseiras. Pergunta: nós respondemos? Sim. Eu escrevi uma resposta, o Olavo escreveu uma outra, eu e o Pedro escrevemos juntos uma terceira. Estamos até hoje aguardando a publicação. Notem que isso é violação do direito constitucional: quando alguém é difamado, tem o direito de responder. Se o outro voltar a falar, o difamado tem direito de se defender novamente. Direito de resposta tem que ser em número par: A ataca B; B responde a A. Se A volta a atacar B, B tem de novo o direito de responder a A. Do contrário, fica evidente a predileção do órgão de imprensa pelo lado que ataca. Alguém ainda duvida disso?

Mas não foi só a imprensa escrita que entrou na história. O jornal local da Rede Globo, RJ-TV, fez uma matéria que já dava por pressuposto que o jornal era racista, entrevistava alguns dos nossos agressores e terminava com o apresentador dizendo: “os editores do jornal negam a acusação”, que foi a única linha a que tivemos direito. Já a Globo News, do grupo Globosat, promoveu uma entrevista com o Pedro e o Olavo. O reitor também foi chamado para o programa, mas se recusou a ir. Agora, o pior de todos foi o Jornal Nacional: numa reportagem que dizia que o racismo está crescendo no Rio, o Jornal enfocava a prisão de uma pessoa por racismo e dava como outro exemplo a existência do nosso jornal. Não sei se as pessoas perceberam que a reportagem se desmentia a si mesma, ao mostrar que houve um caso em que a lei de racismo pôde ser aplicada com sucesso e nem se perguntar como no nosso caso, se era racismo mesmo, ninguém teve coragem de apresentar a acusação perante os tribunais.

Mas o expediente que eles usaram foi o mais baixo, o mais absurdo possível. No trecho do artigo sobre a Consciência Negra em que o Pedro escreve:

Querer falar de uma consciência negra como se ela fosse essencialmente diferente de uma consciência branca, ou árabe, é realmente estúpido. (5)

O Jornal Nacional mostra ao público:

Querer falar de uma consciência negra é realmente estúpido.

O que era pregação da integração entre as raças vira desprezo por uma delas. O que defendia que não se levasse em consideração o fator raça para nada de súbito aparece como identificação do negro com a estupidez.

É impressionante como se pode inverter totalmente o sentido de um texto simplesmente tirando dele alguns pedaços.

No rádio, O Indivíduo foi noticiado através de um jornalista e cronista chamado Mário Negreiros, que fez quatro crônicas radiofônicas em nosso favor, além de um artigo num jornal português.

O caso deve chegar às livrarias agora em janeiro, como a segunda parte do livro O Imbecil Coletivo II, em que o professor Olavo de Carvalho fará uma coletânea de seus artigos sobre o caso, além de juntar artigos e cartas em nosso favor escritos por outras pessoas, inclusive alguns já citados.

Este é o caso. São muitos os detalhes impressionantes, são muitos os temas a se discutir. Mas o que me parece mais incrível são dois pontos que foram completamente ignorados pela imprensa: como é possível que quatro jovens publiquem um jornalzinho e causem um escândalo tão grande? E mais ainda: como é possível que a reação histérica de um determinado grupo de alunos seja aplaudida e reforçada por uma santa aliança de autoridades universitárias, professores universitários e órgãos de imprensa escrita e televisiva?

Não tenho respostas prontas, mas tenho uma boa hipótese: a dominação esquerdista dos meios de comunicação e das universidades.

Mas como se liga uma coisa a outra? Façamos um breve exame das técnicas que essa dominação usou para chegar a esse estágio avançado.

O expediente que eles usaram contra nós foi lançar um “rótulo odioso”. Esse expediente é descrito por Arthur Schopenhauer da seguinte forma (6):

Um modo de eliminar ou, ao menos, de tornar suspeita uma afirmação do adversário é reduzi-la a uma categoria geralmente detestada, ainda que a relação seja pouco rigorosa e tão só de vaga semelhança. Por exemplo: “Isso é maniqueísmo”, “É arrianismo”, “É idealismo” (…). Com isto, fazemos duas suposições: 1) que aquela afirmação é efetivamente idêntica a essa categoria ou, ao menos, está compreendida nela e estamos dizendo: “Ah, isto nós já sabemos!”; e 2) que esta categoria já está de todo refutada e não pode conter nenhuma palavra verdadeira.

Tivemos os exemplos mais perfeitos disso, seja das formas mais grosseiras (”nazismo”, “racismo”), como das mais intelectualizadas(”individualismo”, “misticismo”, “conservadorismo”).

Visto isso, pouco importa se as pessoas entenderam o que escrevemos ou não: somos detestáveis de qualquer maneira. Esse modo de proceder para vencer o adversário está tão difundido nos meios intelectuais que qualquer um que pretenda fazer uma argumentação lógica e demonstrar seus argumentos está fadado a receber em troca bocejos. Quando não receber cusparadas e rótulos odiosos, claro.

Mas isso não é tudo. O rótulo odioso é usado pela nossa esquerda em companhia de um outro estratagema: a manipulação semântica. Trata-se de dar a determinados conceitos um sentido único, de forma que não consigamos nem sequer pensar de forma diferente deles, por falta de vocabulário. Um exemplo claro ocorreu hoje, quando tive que explicitar que não falava em conscientização no sentido esquerdista.

Como aponta Olavo de Carvalho (7):

Se o orador sempre fala sozinho para a multidão, sem um oponente que venha equilibrar as coisas invertendo as conotações forçadas que ele dá a certos termos, estas vão aos poucos entrando no uso diário e o povo acaba por tomá-las como definições rigorosas; a ênfase postiça anexa-se de modo definitivo ao significado, e se torna impossível pensar o seu objeto independentemente do valor afirmado ou negado na palavra mesma.

E continua, mais adiante:

O domínio esquerdista do vocabulário é total e irrestrito, o que faz com que cada cidadão brasileiro, ao discordar da esquerda, se veja desprovido de meios de expressão que não estejam sobrecarregados de um temível potencial de malentendidos; aos poucos, a dificuldade de falar vira dificuldade de pensar. Hoje em dia, o debate cultural no Brasil não opõe senão as facções de esquerda umas às outras: o resto é tomado como mero discurso ideológico que não deve ser discutido, apenas explicado pelos interesses objetivos que o produzem e que ele encobre. [grifo meu]

Essa situação foi criada pelo domínio das esquerdas nos meios intelectuais e na mídia, como eu dizia acima. Quando se explicita isso, fica bastante claro por que causamos tanto escândalo: é que falamos coisas que não estão em voga.

No meio daquela multidão enfurecida, dificilmente encontraríamos algum que tivesse lido qualquer coisa que não o discurso esquerdista. Eles são culpados por isso? Claro que são. Ninguém é obrigado a aceitar tudo que o meio em torno lhe transmite. Mas também são vítimas.

Vítimas de seus professores, do meio intelectual, dos jornalistas, do reitor. Foram eles que transformaram a universidade numa escola de adestramento, num circo de aberrações. Foram eles que inculcaram esse discurso e esse modo de agir nesses jovens.

Por isso não é difícil perceber o porquê do apoio que os agressores puquinanos receberam. Eles nada mais são que os agentes mais exaltados dos verdadeiros agressores. É natural que esse tipo de ação política utilize jovens como agentes (8). Na juventude, a necessidade de auto-afirmação é maior, o que faz com que o jovem mais facilmente seja acometido do tal espírito de rebanho: para ser aceito pela comunidade, o jovem adere às idéias que essa comunidade professa. Isso se alia ainda à necessidade de modelos, que faz com que os jovens aceitem sem muito espírito crítico o que seus professores lhes dizem. (9)

A conseqüência psicológica dessa utilização é devastadora: leva os jovens a exagerarem sua própria importância, se sentindo grandes heróis libertadores lutando contra as forças opressores do capitalismo. Claro que indivíduos tão lisonjeados serão incapazes de lidar com as dificuldades e limitações da vida adulta e terão uma tendência à violência.

Em outras palavras, tanto a leitura errada quanto as agressões de que fomos vítimas por parte dos alunos têm uma origem bem definida: foi na PUC que aprenderam a ler assim, foi na PUC que aprenderam a agir assim.

Aprenderam que qualquer discurso que não fale nos excluídos, nos proletários, na eqüidade social, nos males da globalização; que não faça reverência aos santos do meio acadêmico, como Antonio Gramsci, Che Guevara, Michel Foucault, Karl Marx; que não pretenda mudar o mundo, mas apenas conclamar os indivíduos à reflexão ou a tentar compreender o mundo – qualquer discurso assim deve ser desconsiderado e taxado de direitista, logo, de fascista, logo, de nazista. E como nazistas representam um enorme perigo, atacá-los fisicamente torna-se perfeitamente legítimo.

Não é outra senão essa lógica perversa que explica o porquê de um editorial que falava em respeito à individualidade e em diálogo entre consciências ser taxado de individualista; de um artigo que usava argumentos científicos contra uma lei que favorece um determinado grupo da sociedade ser considerado ofensivo a esse grupo; de um ensaio que celebrava a sociedade brasileira por sua pacífica convivência interracial ser chamado de racista.

Este último caso é o mais claro: alguns setores extremados do movimento negro querem ter o monopólio do racismo. Querem que qualquer pessoa que fale contra algumas de suas políticas seja imediatamente considerado racista. Pretendem representar o bem supremo. Se agarram de tal modo a suas causas que quem quer que levante uma única objeção contra elas se torna objeto de ódio e perseguição. Esse o sentido do termo ‘politicamente correto’: é a linha justa, qualquer um que saia dela deve ser imediatamente punido, pois está fora da linha, ou é incorreto, logo, moralmente condenável.

Mas, por ser falaciosa, essa condenação jamais se dará nos tribunais. Dar-se-á na mídia, infestada por repórteres prontos a propagar as idéias politicamente corretas, prontos a contribuir para a caça às bruxas promovida pela intelligentzia esquerdista. A mesma imprensa onde a acusação é estampada em letras garrafais nas manchetes e o desmentido, quando é publicado, é escondido em letras pequenas nas páginas internas.

O episódio provocado pelos arruaceiros da PUC em torno de “O Indivíduo” é uma demonstração deprimente desse estado de coisas. É um alerta sobre a grave ameaça à liberdade de expressão que ronda o nosso país, produto dessa aliança perversa entre reitores inquisitorias, professores esquerdistas desonestos, alunos obedientes e mídia pronta a publicar a versão do fato que mais interessar à intelligentzia.

Pelo que se viu nesse caso, no Brasil, responder a argumentos com socos e cusparadas é louvável; ler maliciosamente e atentar contra a liberdade de expressão do escritor é democrático; inventar conspirações nazificantes é grande jornalismo. O destino de um país que permite que essas coisas aconteçam não me parece ser dos mais animadores…

Rio de Janeiro, 03/04 de janeiro de 1998.

NOTAS:

(1) v. ORTEGA Y GASSET, José. En torno a Galileo, Revista de Occidente en Alianza Editorial, Madrid, 1994.

(2) Mesmo agora, quando falo na primeira pessoa do plural, na verdade estou falando por mim. O que me permite falar em nome dos outros editores é uma aproximação de idéias sobre este determinado ponto, mas com certeza se quem estivesse aqui fosse outro deles, a forma de apresentar os argumentos seria bastante diferente, pois cada um de nós dá um determinado enfoque à questão, embora esses enfoques se assemelhem.

(3) Personagem criado por membros do grupo Casseta & Planeta numa coluna semanal do jornal “O Globo”

(4) O José Roberto não estava na PUC durante a confusão. Após algum tempo, ficamos só eu e o Sérgio, tendo o Pedro ido fazer uma prova – sempre cercado por seguranças.

(5) Jornal “O Indivíduo”, número zero, novembro de 1997, p. 9

(6) v. SCHOPENHAUER, Arthur. Como vencer um debate sem precisar ter razão; introdução, notas e comentários de Olavo de Carvalho; tradução de Olavo de Carvalho e Daniela Caldas; Topbooks, Rio de Janeiro, 1997.

(7) v. SCHOPENHAUER, Arthur, op. cit.

(8) Excelentes comentários a respeito estão no penúltimo capítulo do livro O Jardim das Aflições, de Olavo de Carvalho; Diadorim, Rio de Janeiro, 1995.

(9) Aliás, uma grande contradição da juventude moderna é a rapidez com que jogam seus pais no descrédito, para posar de rebeldes, enquanto, ao mesmo tempo, são influenciados por tudo à sua volta.

18 Responses to “Breve Relato De Um Atentado À Inteligência”

  1. [...] quem chegou 12 anos depois, aqui está um texto escrito pelo Álvaro em 1998 sobre como isso tudo [...]

  2. [...] Um relato que não deve ser esquecido. By phcastro Leia. [...]

  3. Julio says:

    Avante Indivíduo… Já fui um dos detentores da mentalidade de rebanho (não me orgulho disso). Já defendi cotas e todas as baboseiras do mainstream esquerdista… Mas graças ao Indivíduo e outros tantos mestres meus olhos se abriram…O movimento negro representa tão somente os interesses deles mesmos…boa parte da população dita negra repudia todas as formas de assistencialismo…O que o movimento negro não é nada mais do que um títere da esquerda com o seu dividir para conquistar…só eles não enxergam isso…Parabéns Indivíduos!

  4. [...] balanço sério de uma importante mudança cultural do Brasil no final dos anos 90… Detalhes aqui. [...]

  5. Leonardo says:

    Quando a gente lê esse tipo de coisa de “conluio esquerdista”, a gente até sente que está diante de certa paranóia. Essa experiência toda foi bela prática à idéia, nem tanto especificamente pela “esquerda” (poderia ser qualquer outra ideologia massificada), mas pela estrutura geral que parece ir invalidando o discernimento da coletividade quanto mais algo específico é lançado a problematizar as mais prontas respostas desse coletivo. Lembra perfeitamente “O Inimigo do Povo”, do Henrik Ibsen.

    • Oi Leonardo,

      Olha, esse ”e um *excelente* ponto sobre o qual estou devendo um texto. Concentrar exlclusivamente nas esquerdas ou no governo a responsabilidade pelo cerceamento às liberdades individuais é um equívoco. Não são só as esquerdas que são massificantes, nem o governo é a única forma que a sociedade tem de impor a conformidade opressiva.

      Saudações,
      Sergio

  6. Leonardo says:

    E o mais engraçado é que o texto do Pedro sobre os tais “Cambralhas” me lembrou muito de um caso aqui na UFPR. Num fórum de discussões da internet, a chapa atual do Centro Acadêmico de Letras comentava o despaltério de uma chapa concorrente que havia publicado em certo edital que: “Nossos membros não são usuários de maconha” ou coisa parecida. E todos juntos vinham refletir sobre a falta de propósito disso, etc. De repente surge uma questão meio “Tropa de Elite” (isso um pouco antes do filme, hehe), da contradição entre uma militância quanto-mais ativa! e social! e a falta dela assumir as conseqüências sociais do consumo de droga ilegal (ou seja, a contradição de um esquerdista (pois a chapa tem algo de uma função política) e maconheiro (pois era a questão do tópico)).

    Pronto: logo veio uma enxurrada de insultos pessoais, me chamando de preconceituoso, me tratando como uma caricatura de direita (membros se armando pra contestar coisas que eu nunca disse), e insinuações pessoais que levaram pessoas a pesquisarem minha vida – tudo, enfim, sem qualquer relação com a idéia original que, por mais revoltanto a um coração, ainda era tão simples e podia perfeitamente ser discutida nos seus próprios termos. Armou-se então uma gaiola marxista pra se situar as coisas em termos de militância, e ainda que tudo fosse, no fundo, o ressentimento daqueles que vestiram a carapuça (pois todos eram usuários, e todos eram marxistas), nenhum argumento da idéia em questão foi proposto. Houve apenas a congraça em torno de um inimigo comum, o desrecalque diante da identificação de um bode expiatório potencial.

    Meio triste, mas não dá nem pra se escandalizar. É assim mesmo (problematizar os valores de alguém, propondo a sua reconstrução, gera uma preguiça de reflexos violentos).

    • Oi Leonardo,

      Tem várias coisas aí, desde os cacoetes dos marxistas até o significado de usar drogas no Rio de Janeiro. Vou me concentrar no segundo grupo de questões.

      Minha posição moral sobre drogas é que usa quem quiser, ninguém tem nada com isso, e desde que não faça ou ameace fazer diretamente mal a ninguém, você deve ser deixado em paz pela sociedade para usar o que quiser. E não vejo absolutamente nada de moralmente errado no uso se não houver abuso. E nisso não estou sozinho, nem em companhia pouco tradicional. Essa é precisamente a posição que historicamente assumiu, por exemplo, a própria igreja católica. Assim como a maior parte das pessoas, na prática, em suas decisões pessoais.

      Então daí resulta que minha posição política sobre drogas é que é uma interferência absolutamente inacreditável o governo se meter a proibi-las, que isso é revoltante e absurdo e causa uma torrente de problemas de todas as ordens, e que isso deveria ser imediatamente revertido em todos os países do mundo. Não acho inaceitável regular o uso, mas acho um abuso intolerável proibi-lo, e absolutamente bizarro criminizalizá-lo.

      Agora, evidentemente que nem tudo que é moralmente aceitável é automaticamente bom, conveniente, ou adequado para todos. Minha posição sobre efetivamente escolher usar drogas é que no caso de altas concentrações e efeitos que possam sair do seu controle ou se tornarem irreversíveis, acho uma idéia bastante duvidosa. Isso sem falar que o uso constante de certas drogas causa danos à saúde mesmo sem qualquer overdose ou evento dramático. O mais irônico é que entre as formas de se drogar mais danosas à saúde estão exatamente duas perfeitamente permitidas e aceitas socialmente : álcool e cigarro. O caso do cigarro apresenta também o adicional fator de que submete as pessoas à volta a involuntário desconforto e riscos de saúde, e *isso* já começa a ser problemático.

      Mas considerando isso tudo, eu acho que pra mim usar, digamos, maconha de forma equilibrada e não patológica é uma falha de caráter tão grande quanto, sei lá, comer chocolate nos mesmos termos. Se você comer chocolate até pesar 200 quilos talvez isso indique um problema. E mesmo nesse caso eu não diria que o problema *mesmo* é o chocolate. O chocolate é só sua expressão.

      Todo esse discurso sobre drogas ilegais serem mortalmente e irresistivelmente “viciantes” é 99% besteira. Sim, existem drogas que se você usar continuamente e então de repente parar de usar terá síndrome de abstinência. Entre elas está por exemplo cafeína. Que aliás tem uma estrutura similar à da cocaína. A qual aliás era o ingrediente psicoativo da coca-cola antes de haver uma campanha histérica para proibir cocaína. Não, isso é tudo uma grande palhaçada. Nicotina é muito mais viciante que cocaína e mesmo do que heroína e ninguém resolveu torná-la ilegal. E se *fosse* ilegal, e se as pessoas determinadas a usá-la assim mesmo fossem forçadas a injetá-la na veia usando instrumentos improvisados e doses desconhecidas, imediatamente começaria a causar os mesmo problemas associados às drogas atualmente ilegais. (Não que já não cause outros.) Quando o consumo recreativo de álcool foi insanamente proibido nos EUA no começo do século 20, uma dos efeitos colaterais foi pessoas injetando álcool diretamente na corrente sangüínea usando seringas. Grotesco e absurdo. Não é como as pessoas usariam drogas se elas não fossem proibidas.

      Ok, em tendo dito isso tudo, quem compra drogas ilegais no Rio de Janeiro está fazendo merda. :-D Veja, eu cresci lá e sei o efeito que isso tem sobre a cidade. Os traficantes são a conseqüência de uma estratégia MALUCA de repressão às drogas que se mantém contra todo o bom senso jurídico, social, político e econômico por motivos basicamente de corrupção do sistema; é algo *EXTREMAMENTE* lucrativo por um lado, e dá ao estado mais razão para existir, para crescer, para se armar, para taxar, e para desviar a atenção de outros problemas. Então é uma situação que é praticamente fabricada artificialmente e que seria logicamente e trivialmente resolvida acabando com essa palhaçada de o consumo (generalizado e universal!) de drogas ser ilegal. Mas JÁ QUE é essa a situação, quando você vai lá na favela e compra drogas, você está financiando diretamente essa besteirada toda. Você está armando o traficante, está injetando dinheiro no bolso da autoridade corrupta, está patrocinando diretamente a destruição da sua própria sociedade. Por ESSE motivo, e não porque eu veja qualquer coisa errada em usar drogas, eu acho que quem compra drogas ilegais no Rio de Janeiro está agindo de forma duvidosa.

      Eu acho que deveria haver mais mobilização da sociedade em favor da legalizaçao das drogas ao invés de simplesmente aceitar passivamente o status quo.

      Saudações,
      Sergio

      • Leonardo says:

        Era *exatamente* pra esse lado que eu pensava o assunto. Lá me importaria com quem decide usar drogas? Como você disse, existe inclusive muito de uma divisão até mesmo arbitrária em convencionar o “mal” naquilo que está circunstancialmente além de uma convenção da lei, e não na coisa em si. E como as leis não são a realidade, e sim uma ferramenta pra aferir a realidade, elas devem ser flexíveis e, justamente, não serem tomadas como a própria realidade.

        Na época o [meu] ponto era unicamente a conseqüência social da compra do traficante e como esse consumo assume um nível político, mas acabou sendo tomado simplesmente como um preconceito contra o maconheiro, como a defesa da ética e do “cidadão de bem” por meio de uma manipulação das leis por parte dos detentores do poder contras as minorias e blablabla, ou seja: ao invés de se pensar a coisa honestamente, se acabou preferindo eleger uma caricatura boba. Daí que lembrei disso ao ler a história do Indivíduo e especialmente imaginar as reações àquele texto do Pedro.

        Pior que, pensando ainda mais além, a gente vê o reflexo desse mal-entendido (entre a idéia expressa pelo indivíduo e o deturpamento do entendimento massificado) até mesmo nos comentários a alguns textos deste blog. Costumo identificar o problema em uma falta de discernimento entre o plano das idéias e o plano pessoal (tem gente que vem querer especular as motivações do Sérgio em falar as coisas, ao invés de pensar as coisas), mas acho que esse conflito também se explica nesses termos.

        Abraços,
        Leonardo

        • Oi Leonardo,

          Isso acontece repetidamente : as pessoas estão acostumadas a categorizarem tudo em meia dúzia (se tanto) de opiniões caricaturais (infelizmente não completamente sem motivo para isso) e então quando você expressa uma opinião um pouco mais sutil ou complexa ou meramente independente elas a enfiam a marteladas em uma classificação preestabelecida e fica quase impossível explicar que aquilo não tem nada a ver com o que você está dizendo. O problema que grande parte dos ouvintes está tentando resolver ao te ouvir é tentar “identificar” a qual ideologia você está filiado para então automaticamente passar a se referir a ela e não ao que você está efetivamente dizendo.

          Isso definitivamente aconteceu na reação ao número zero de “O Indivíduo” – não souberam exatamente em que categoria nos colocar e aí começaram a pulular as interpretações mais esdrúxulas para o significado de nosso discurso.

          Saudacões,
          Sergio

  7. [...] Porque só o indivíduo tem consciência « Transcendência (versus?) Imanência Breve Relato De Um Atentado À Inteligência [...]

  8. Vinícius says:

    E a pergunta que não quer calar: por ande anda Álvaro Veloso de Carvalho? Ele voltará a publicar fará o papel do Raduam Nassar do Indivíduo?

    • Oi Vinicius,

      Devíamos começar uma campanha “Álvaro, volte a escrever!” :-)

      Fundo aqui e agora o movimento dos sem-Álvaro! :-)

      Saudações,
      Sergio

    • Leonardo says:

      Era isso que eu ia perguntar também! Tem vários textos dele guardados no Individuo.com, são muito bons.

      • De fato tem!

        Eu não sei direito se o Pedro chegou a conseguir colocar todos os textos antigos do Álvaro online e se deu pra indexar todos os que colocou, afinal, é um trabalhão. Mas certamente tem bastante material do Álvaro lá. Infelizmente nada recente. :-P

        Saudações,
        Sergio

  9. [...] me faltava um negócio importante: ler o número apreendido d’ “O Indivíduo”. A história contada pelo Álvaro Velloso era assustadora, mas vai que eu defendo os caras e depois alguém me mostra o jornal e eu vejo que [...]

  10. [...] Indo ao ponto, o que isso tem a ver com a esquerda? Lembram do estardalhaço acerca d’O Indivíduo há 12 anos atrás? Pois sim, aqueles Pedro Sette, José Roberto de Barros, Álvaro Velloso e Sergio di Biasi [...]

  11. [...] Como brinde comemorativo, resgato dos meus arquivos uma das crônicas publicadas na Rádio MEC em 1997 pelo jornalista Mário Negreiros logo após a confusão que se seguiu à publicação do número zero na PUC. [...]

Leave a Reply