O Indivíduo, 13 Anos

November 19th, 2010 by Sergio de Biasi


“Dia da Consciência Negra”
(Crônica de Mário Negreiros)

Eis que hoje “O Indivíduo” faz oficialmente 13 anos de existência.

Muito, mas muito mesmo se passou desde então. Em particular, este site passou por muitas mudanças de formato, de estilo, de provedor, de público, de editores, e de autores. Mas permanece aqui, mesmo que tendo virado um clube do eu sozinho, representado hoje por ninguém mais além de eu mesmo.

Como brinde comemorativo, resgato dos meus arquivos uma das crônicas publicadas na Rádio MEC em 1997 pelo jornalista Mário Negreiros logo após a confusão que se seguiu à publicação do número zero na PUC.

Adicionalmente, listo os dez textos mais lidos ao longo do último ano, em ordem descrecente de número total de acessos  :

  1. Homens e Mulheres
  2. Educação Compulsória e Totalitarismo
  3. Citando Aristóteles
  4. O Discreto Triunfo do Pensamento Marxista
  5. Prioridades Libertárias no Brasil
  6. Definições Políticas
  7. Liberals, Liberais e Libertários
  8. Ciência versus Filosofia
  9. Brasil, uma Nação à Procura de um Destino
  10. Ainda Homens, Mulheres e Sexo

Destaco aí uma presença anual constante nas estatísticas de acesso desde sempre : o texto “Ciência versus Filosofia“, escrito em 1997 e presente no número zero.

Saudações a todos,
Sergio

13 Responses to “O Indivíduo, 13 Anos”

  1. Torrão says:

    Parabéns Sérgio, continue com a iniciativa…
    Escrever, muitas vezes é um exercício solitário, poucos se interessam, todos estão alienados…mas ir em frente é imperativo, não se escreve para os outros, mas para nós mesmos….

    Abraço.

  2. viniciuscortez says:

    Não desanima, Sérgio!

    A maravilha desta comunicação que agora temos é que você nunca realmente consegue medir até onde alcança o que você faz. O Indivíduo me ajudou a superar uma séries de armadilhas ideológicas que passaram no meu caminho, e continuo recomendando alguns dos textos de vocês que cheguei a salvar no meu computador.

    Abraço!

    • Oi Vinicius,

      Pois é, periodicamente eu tenho a agradável surpresa de encontrar leitores que nos acompanharam silenciosamente ao longo dos anos mas que nunca tivera oportunidade de saber que estavam realmente lá exceto por estatísticas de acesso. :-)

      Saudações,
      Sergio

  3. Cyberflo says:

    Parabéns mesmo! Especialmente pela persistência! :)

    Eu acho que o conteúdo melhorou horrores depois que ficou na sua mão. No entanto, o periódico sempre valeu a pena como instigador.

    Um beijo!

    • Oi Flô,

      Pois é, não é que eu sempre concorde com o que o Pedro ou o Álvaro pensam / escrevem, mas precisamente por isso (e em eles sendo pessoas pensantes com idéias articuladas a expressar) eu considerava positivo estarmos juntos – a convivência de idéias divergentes contribuia para estimular a autocrítica e a reflexão. Quando estamos todos concordando é fácil demais parar de questionar a própria opinião. :-)

      Bom ver você por aqui!

      Beijos!
      Sergio

  4. Alessandro says:

    Parabéns a você!

    E, com sua licença, parabéns também a todos os outros ex-integrantes do site antigo! Espero que um dia muitos voltem a escrever num mesmo “lugar”.

    Grato pelo site; continue escrevendo!

  5. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa a a a a a aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Ivan Lima says:

    Parabéns,Sergio

    como sobre a essência da revolta daquela moça sobre as eleições presidenciais, você não está só. A razão nunca está só. Ela é a verdade.

    Grande abraço,

    Feliz Natal!

  6. Thiago says:

    “O Indivíduo” foi importantíssimo na minha formação intelectual (mesmo eu rejeitanto totalmente o liberalismo filosófico e econômico).

    • Pois é, eu compartilho da posição de que ouvir e considerar seriamente pontos de vista discordantes é fundamental para formar uma opinião crítica e para nos manter intelectualmente honestos.

      Saudações,
      Sergio

  7. Carla says:

    Sempre quando venho aqui é adorável. Somente hoje tive tempo de ver o vídeo sobre o ocorrido na PUC. Adorei. :)
    Beijos
    Carla

Leave a Reply