Quem Somos

René Girard lendo “O Indivíduo” em novembro de 2000

O Indivíduo surgiu em 1997 por iniciativa de três sujeitos – Sergio, Pedro e Álvaro – que se juntaram para escrever sobre as idéias que discutiam entre si enquanto alunos e amigos na PUC do Rio de Janeiro. A inspiração comum é a de que o ato criativo, assim como o de compreensão, cognição e a consciência moral ocorrem primordialmente e originalmente na mente de cada ser humano uno e indivisível, e não em comitês ou coletividades.

Após uma quantidade considerável de acontecimentos e reviravoltas, o presente blog em oindividuo.org representa uma das continuações do jornal original, e é mantido por mim, Sergio.

Uma outra continuação do jornal foi mantida em oindividuo.com, inicialmente inagurada por mim primordialmente para publicar na internet o que havia sido censurado na PUC, então por vários anos como website mantido pelo Álvaro (que eventualmente decidiu se afastar), e então finalmente sob o formato de blog por mais vários anos pelo Pedro. Por diversos motivos que o próprio explica resumidamente aqui, em fevereiro de 2010 o Pedro decidiu passar a postar seus textos em pedrosette.com, retirando então do ar como parte da mudança grande parte do conteúdo antigo do site original, mantendo dele apenas uma seleção de seus próprios textos.

Assim sendo, após uma longa história, salvo alguma grande reviravolta, parece justo dizer que pelo menos no momento O Indivíduo, como empreendimento colaborativo, cessou para efeitos práticos de existir, tendo sobrevivido através de diversas encarnações por 13 anos, de 1997 a 2010. Então aqui permaneço eu, pelo menos por agora, individualmente.

Alguns links relacionados com quem somos / fomos :

O Indivíduo 12 Anos Depois (inclui fotos dos “Indivíduos” no dia da distribuição do número zero na PUC-Rio em 1997)

Reencontro Dos Indivíduos (inclui foto dos “Indivíduos” em 2008)

A Voz De Um Indivíduo (texto meu de 1998 sobre o impacto da distribuição do jornal original na PUC-Rio)

Breve Relato De Um Atentado À Inteligência (texto do Álvaro em 1998 sobre o impacto da distribuição do jornal original na PUC-Rio, contém vários links e inclui uma autêntica cópia escaneada de um dos exemplares originais que não chegou a ser apreendido)

Experimentos na Arte da Diferenciação : O Jornal O Indivíduo e o Conflito da PUC (contém link para uma tese de doutorado que discute o contexto e o significado dos eventos ocorridos na PUC em 1997)

Versões antigas do site ao longo dos anos

14 Responses to “Quem Somos”

  1. nine says:

    olá, Gostei de teus escritos …..e quero saber o que pensas sobre os créditos de carbono utilizados pelos países em desenvolvimento?

  2. Oi nine,

    Hmmm, inesperada essa pergunta.

    Vou ter que resistir à tentação de achar que tenha algo profundamente relevante ou informado para dizer sobre qualquer assunto. Para poder dar uma opinião decente eu precisaria estar acompanhando os tratados e discussões pertinentes mais de perto. :-)

    Saudações,
    Sergio

  3. Jarbas Franco says:

    Não entendi. Qual o site correto de “O Indivíduo”? É o .org. ou .com?

  4. Oi Jarbas,

    O site .com é o administrado pelo Pedro. De lá você tem acesso aos artigos mais antigos, e publicados por outros autores. Mas os meus (Sergio) artigos mais recentes estão sendo fisicamente armazenados / publicados aqui no .org.

    Saudações,
    Sergio

  5. http://liberdadedeexpressao.multiply.com/links/item/28

    Site em defesa da consciência individual e crítica. Foi criado em 1997 por Alvaro Velloso de Carvalho, Pedro Sette Câmara e Sérgio Coutinho de Biasi – à época, estudantes universitários no Rio de Janeiro, Brasil. O site foi objeto de muita polêmica, devido a seu posicionamento questionador, muitas vezes considerado “politicamente incorreto”, e permanece no ar, com textos de excelente qualidade.

  6. http://oinsurgente.org/2006/11/19/o-individuo/

    O Indivíduo faz hoje 9 anos.

    Lembre-se de que em 1997 não existiam blogs, o acesso era majoritariamente discado e o site só foi posto no ar porque o Sergio de Biasi era (e ainda é) um sujeito informático. Fizemos primeiro o jornal em papel e só porque os maus elementos da PUC-Rio nos catapultaram para o estrelato é que partimos para a versão digital.

    Estão de parabéns todos os colaboradores e em especial, como não podia deixar de ser, o Pedro Sette Câmara. O Indivíduo foi o primeiro site liberal em português que li regularmente e numa altura em que a internet estava ainda bem menos difundida (especialmente fora do contexto da língua inglesa) teve um notável papel pioneiro na divulgação e promoção do liberalismo clássico. 9 anos depois, a conduta lamentável dos tais maus elementos da PUC-Rio passou à história (mas não está – nem deve estar – esquecida) enquanto que muitas das ideias defendidas n’O Indivíduo, apesar das muitas dificuldades que infelizmente se continuam a colocar a quem defende a liberdade, estão mais fortes do que nunca.

  7. http://novamensagem.blogspot.com/2007/12/10-anos-de-o-indivduo.html

    10 Anos de O Indivíduo

    Sei que já escrevo isso com mais de um mês de atraso, mas penso que eu não poderia deixar tal fato passar em branco. Até pensei em deixar para lá, mas algo me dizia que eu deveria escrever, mesmo com uma demora indesculpável. Pois bem, falarei dos 10 anos do site O Indivíduo.

  8. Luiz Augusto says:

    Cara, você e o Pedro são dois monstros! Eu não passo de um jovem besta e embasbacado, então se vocês não são dois dos caras mais inteligentes do Brasil queria que me apontassem quem são.

    A propósito, vocês foram alunos do Olavo ou aprenderam a cantar sem professor?

    • Caro Luiz,

      O Pedro foi aluno do Olavo, eu não, e na verdade só conheci o Olavo pessoalmente depois que ocorreu toda a confusão quando distribuímos o número Zero de O Indivíduo na PUC do Rio, e precisamente por causa dela.

      Quanto a ser inteligente, é uma pena que nossa sociedade atual – e acho que isso é um fenômeno mundial, mas em particular no Brasil – não dê exatamente muito valor a isso. :-) É em geral muito mais socialmente atraente e profissionalmente útil ser carismático, ter um bom marketing de si mesmo e se especializar em fazer algo que todo mundo consiga entender ou pelo menos se deslumbrar – mesmo que seja rigorosamente inútil, trivial, ou que nem sequer funcione.

      Saudações,
      Sergio

  9. [...] uma longa história, salvo alguma grande reviravolta, parece justo dizer que pelo menos no momento O Indivíduo, como empreendimento colaborativo, cessou para efeitos práticos de existir, tendo sobrevivido através de diversas encarnações por [...]

  10. Walter Cruz says:

    Olá. Sobre o link http://oindividuo.com/convidado/martim12.htm , atualmente quebrado, mas ainda encontrável, eu gostaria de fazer um mirror público em algum lugar, teria algum problema?

    • Oi Walter,

      Eu pessoalmente não teria nenhum problema não, e por mim você pode simplesmente ir adiante e fazê-lo. Se você quiser ter 100% de certeza, porém, só quem poderia em princípio ter qualquer ressalva acho que seria ele mesmo. :-) Mas se depender de mim não vejo qualquer problema. Se você de fato o fizer, aproveite e deixe um comentário extra aqui dizendo onde o texto pode ser encontrado…

      Saudações,
      Sergio

Leave a Reply